Homem é suspeito de se passar por advogado e liberar suspeito de tráfico da prisão durante audiência de custódia

Um homem é suspeito de se passar por um advogado para liberar um suspeito de tráfico de drogas da prisão durante uma audiência de custódia, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. O profissional que teve os dados usados pelo golpista registrou um boletim de ocorrências. A Polícia Civil tenta identificar o falso defensor.

Segundo a polícia, um homem foi à delegacia no último dia 16 dizendo que era advogado de um suspeito de tráfico de drogas e acompanhou a prisão em flagrante. Depois, ainda se passando por defensor, pediu ajuda a uma outra profissional que não conhecia para atuar no caso.

Para convencer a mulher, disse que era advogado, mas não tinha experiência na área criminal. Caso ela ajudasse, dividiria o suposto dinheiro que receberia.

“Ele falou: ‘doutora, a senhora não quer me auxiliar não, ajudar nessa custódia?’. Eu falei que ajudava, fiz o acompanhamento na delegacia, ele se apresentou como advogado e eu acompanhei. Depois fiz uma procuração no nome de nós dois e nós fizemos a audiência”, disse a advogada Elicedna Sateles Bastos.

O suspeito por tráfico foi liberado no dia 17 de fevereiro para aguardar o processo em liberdade. Em nota, o Tribunal de Justiça informou que o falso advogado apenas apareceu no vídeo ao lado da advogada, mas quem, de fato, participou da audiência de custódia foi a advogada.

O TJ afirmou ainda que que sempre que o advogado não é conhecido, sua carteira da OAB é solicitada para inclusão em ata e que no caso em questão, não houve qualquer prejuízo quanto à audiência de custódia, visto que a pessoa presa estava assistida por profissional habilitado.

O advogado que teve o nome e o registro na Ordem dos Advogados do Brasil usado pelo falso defensor é Pedro Henrique Faria Martins. Ele mora em Itapuranga e atua na área de direito da família e imobiliário. Ao fazer consultas de processos, percebeu que seu nome constava em uma ação na área criminal.

“Eu verifique no sistema do Tribunal de Justiça que constava uma audiência de custódia e eu entrei em contato com meus parceiros criminalistas e todos disseram que esse processo não era nosso. Foi quando eu fui analisar e encontrei no termo de interrogatório que ele foi acompanhado pelo suposto Pedro e lá constava o número da minha OAB e uma assinatura falsa”, disse.

A Polícia Civil investiga o caso. “Foi feito a conferência e descobriu-se que efetivamente não era ele [advogado Pedro] que havia participado. Alguém usou os dados dele para atuar tanto na Central de Flagrantes quanto na audiência de custódia”, disse o delegado Jonatas Barbosa.

A polícia já começou a ouvir testemunhas e pessoas que participaram da audiência e do registro da prisão. Agora, o delegado tenta conseguir a verdadeira identificação do homem que atuou nos procedimentos e prendê-lo.

O homem que se passou por advogado vai responder por falsidade ideológica.

 

 

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada