Ibama destrói 23 balsas na Terra Indígena Kayabi em ação contra garimpo ilegal em MT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Batalhão de Operações Especiais de Mato Grosso (Bope–MT) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), concluiu mais uma etapa da Operação Xapiri, com foco no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Kayabi (MT).

A operação, que ocorreu em 10 de junho, destruiu 23 balsas, além de 15 embarcações, diversas estruturas logísticas e milhares de litros de combustível utilizados nas atividades ilícitas. Em uma das balsas, fiscais do Ibama também encontraram fósseis de animais – evidência de que além dos impactos ambientais, havia prejuízos paleontológicos.

A presença de dragas e balsas na região provoca contaminação, assoreamento e destruição das margens do rio, comprometendo a reprodução de peixes e ameaçando a subsistência dos povos indígenas e ribeirinhos. Em 2025, já são quase 50 balsas inutilizadas no rio Teles Pires, reforçando o compromisso da fiscalização.A neutralização da infraestrutura ilegal é essencial para interromper o ciclo de exploração predatória, que, se não contido, aumenta os danos ambientais e coloca em risco a cultura e o modo de vida dos povos Kayabi – Apiaká, Kawaiwete e Munduruku – que habitam os municípios de Apiacá e Jacareacanga. O rio Teles Pires, elemento central da vida tradicional, corre risco quando degradado.

A Operação Xapiri integra o Plano Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama, que prevê ações sistemáticas de fiscalização nas Terras Indígenas. O desmantelamento dessas balsas e o combate aos equipamentos utilizados no garimpo ilegal demonstram o esforço contínuo da instituição na defesa do patrimônio ambiental e cultural do país.

 

Veja também

Sorriso promove evento pela Paz e Conciliação com shows de Fernanda Brum e Tony Allysson

Feira do Rota do Sol realiza festa julina com apresentação da Junina Joias do Cerrado nesta quarta-feira (16)

ACES Sorriso celebra Dia do Comerciante com café da manhã e reflexão sobre desafios econômicos

Trabalhador fica ferido após explosão de pneu em carreta na Perimetral Sudeste em Sorriso

Bombeiros de MT participam de capacitação da Força Nacional com foco no combate a incêndios florestais

Aposta do RS acerta na Mega-Sena e leva prêmio de R$ 45,1 milhões