IBGE destaca força do agro de Sorriso e anuncia Pesquisa da Produção Agrícola

Sorriso segue como referência nacional no agro, mantendo a liderança na produção geral de grãos e se consolidando também em áreas como a piscicultura e avicultura

O Programa Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta segunda-feira (22) o coordenador regional do IBGE, Pedro Spoladori, e a colaboradora Maria Luísa Medeiros, para falar sobre as pesquisas em andamento, com destaque para a Pesquisa sobre Produção Agrícola do município de Sorriso.

Segundo Spoladori, mesmo com a pequena quebra de safra registrada entre 2022 e 2023, quando Sorriso ficou em terceiro lugar nacional na produção de soja, o município manteve a liderança geral na soma das culturas — como soja, milho e algodão. O coordenador ressaltou ainda a relevância de outras produções que vêm ganhando espaço, como pulses, frango e peixes. No caso da piscicultura, Sorriso é o maior produtor de Mato Grosso, liderando inclusive na criação de pintado em tanques.

A pesquisa deve ser divulgado no início de 2025 e a expectativa é de que a nova safra registre um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores. Além do levantamento agrícola, o IBGE também monitora outros indicadores socioeconômicos.

Entre eles está a taxa de desocupação: no Mato Grosso, ficou em apenas 2,8% em 2024, índice considerado próximo ao pleno emprego. Já no cenário nacional, a última pesquisa apontou 5,6% de desempregados, o menor patamar desde 2012, ano em que a medição começou a ser realizada. Outro dado em análise é o IPCA, que pode indicar queda da inflação ao longo deste ano. Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Oncologista destaca importância da prevenção e doação de medula durante o Fevereiro Laranja

Encantos da Gastronomia contabilizou 38 inscritos em Sorriso

Sorriso pode reduzir déficit de imóveis para locação já no primeiro semestre de 2026

Governador autoriza concurso com 80 vagas para professor na Unemat

Trabalhador morre após descarga elétrica em Sorriso

Residencial Pérolas tem lotes para pagamento em até 200 meses