IBGE lança novo concurso com 15 mil vagas para recenseador

O IBGE abriu mais um processo seletivo para a contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.075 vagas para recenseador, que exige nível fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.

Estão em andamento as inscrições para mais um processo seletivo IBGE, desta vez com 15.075 vagas para recenseadores, cargo que geralmente requer ensino fundamental completo. O profissional cumprirá jornada de 25 horas semanais com salários ainda a serem divulgados. O certame é regulamentado pelo edital nº 14/2022, publicado no Diário Oficial da União.

Levando em conta o quantitativo de vagas e o objetivo da seleção, voltada ao Censo Demográfico, a expectativa é que todos os estados brasileiros sejam contemplados – dado que só será confirmado com a versão completa do edital.

Outras informações complementares importantes, como salários e lotações, devem ser publicadas em breve no site do Instituto – e serão atualizadas pelo Concursos no Brasil assim que forem divulgadas.

Processo seletivo IBGE: inscrições gratuitas e presenciais

Interessados terão somente cinco dias para se candidatar (entre 28 de julho e 1º de agosto de 2022) diretamente em um dos postos de inscrição relacionados no anexo I do edital completo, a ser publicado.

“Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação”, pontua o documento. Documentação original ou fotocópia autenticada serão exigidas no momento da contratação.

Edital simplificado IBGE: vagas e requisitos

A principal atribuição do Recenseador será “coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído”, de acordo com o edital publicado.

Processo seletivo IBGE: análise de títulos

Embora a versão completa do edital ainda não esteja disponível, é possível que ele siga as mesmas diretrizes da seleção simplificada anterior, voltada a agentes censitários.

Naquele certame, a avaliação curricular levou em conta somente a maior titulação acadêmica apresentada, com atribuição de pontos para ensino médio completo (5 pontos), graduação incompleta (7) ou graduação completa (10), de acordo com os critérios estipulados na última página do documento. Maior idade é o critério utilizado em caso de empate entre candidatos classificados.

Saiba mais

Informações completas sobre o novo processo seletivo simplificado do IBGE serão atualizadas assim que foram divulgadas pelo órgão. O edital resumido pode ser acessado diretamente na página do DOU. Já a versão completa ficará disponível no site do IBGE.

 

O que faz um recenseador?

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso