IBGE recenseou até agora 14% da população de Sorriso; há vagas para recenseadores

Pedro Spoladore, responsável pelo escritório do IBGE em Sorriso, esteve nos estúdios da 99.1, falando em entrevista ao programa A Voz do Povo.

“O censo está ocorrendo, não na velocidade que gostaríamos, porque estamos com dificuldades de pessoal novamente. A equipe aumenta, depois diminui. A região é muito rica, então as pessoas não têm muito interesse em um trabalho temporário. O IBGE também teve algumas dificuldades no repasse dos pagamentos. Alguns saíram por causa disto. Em Sorriso não tivemos dificuldades de pagamento, mas houve na região. Ou a pessoa acha que não é atrativo para ela”, explica Pedro.

Ele destaca que mesmo com dificuldades de pessoal, as equipes estão em campo. “Hoje temos 14 recenseadores em campo, dos 77 que poderíamos ter tido. Semana que vem teremos treinamento para mais de 40 e temos 13 vagas com inscrições abertas hoje, amanhã e 2ª-feira na Biblioteca Municipal na Praça da Juventude”.

O recenseador que trabalhar em torno de 40 horas por semana, consegue faturar acima de R$ 5 mil por mês. A seleção é feita somente olhando o histórico escolar. É exigido o nível fundamental completo e 18 anos de idade. Só no treinamento haverá avaliação do conhecimento técnico, segundo Pedro.
A receptividade aos recenseadores tem sido muito boa em Sorriso de acordo com o coordenador. O plano inicial é finalizar em outubro, mas pode haver prorrogação até novembro.

Ele explicou que até agora foram recenseados cerca de um terço dos domicílios. “Estamos esperando cerca de 35 mil domicílios em Sorriso. Toda pessoa é obrigada a dar informações ao IBGE, mas apelamos sempre para a responsabilidade social, sem citar a legislação. A população de Sorriso cresceu muito. Do nosso levantamento na base interna já passamos de 35 mil, então multiplicando, imaginamos que já passou de 105 mil habitantes. Mas, precisamos ir a campo para chegar ao número mais preciso possível”, disse.

Confira a íntegra da entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade