A população tem um papel importante na fiscalização do meio ambiente, e as câmeras de vigilância do Vigia Mais MT são fundamentais para identificar os responsáveis por práticas nocivas, como o descarte irregular de resíduos. Nos últimos dias, a Polícia Militar (PM) prendeu quatro pessoas flagradas cometendo esse crime. O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto, destacou a importância dessas câmeras para coibir o descarte inadequado e alertou que os cidadãos também podem denunciar pelo número 66 99927 2611.
No dia 27 de março, duas pessoas foram presas por jogar restos de telhas quebradas e madeiras em uma área aos fundos do Jardim Carolina. Já no dia 21, outras duas pessoas foram detidas pelo descarte irregular de pneus no mesmo local.
O descarte inadequado de resíduos, além de violar a Lei n.º 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais, pode criar focos de proliferação de insetos e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde pública e o meio ambiente.
Mas como realizar o descarte correto desses materiais? A coordenadora do programa Eco Sorriso, Rawena de Oliveira, orienta que telhas quebradas, madeiras e outros resíduos de construção devem ser encaminhados a caçambas de “disk entulho”, empresas especializadas que fazem o descarte adequado. Já os pneus devem ser levados até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, para emissão de guia e agendamento de entrega no barracão da Prefeitura, no Loteamento Eldorado.
A população pode esclarecer dúvidas ou obter mais informações pelo telefone 66 99603 7730, do programa Eco Sorriso.