IFMT deve implantar laboratório que faz exame rápido de Covid-19

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Alta Floresta, está implantando um laboratório para exames de Covid-19, com a técnica conhecida como RT-PCR, que traz em tempo real a confirmação ou não do vírus.

O laboratório vai funcionar no próprio campus da instituição, que conta também com a ajuda do Consórcio do Polo de Alta Floresta, da Prefeitura de Paranaíta, do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho.

O projeto foi aprovado na última sexta-feira (24), pela Câmara Municipal de Paranaíta.

Os testes serão feitos com a finalidade de ajudar os profissionais da área de saúde a identificarem se foram ou não contaminados pelo novo coronavírus.

As professoras e doutoras Laila Natacha Santos Brandão e Mônica Caroline Pavan Cassel inscreveram o campus como polo do projeto.

O laboratório tem capacidade de fazer até 960 testes semanais, ou seja, uma média de 137 exames por dia, caso funcione de segunda a domingo.

O RT-PCR é um tipo de teste mais preciso atualmente no mercado, com taxa mínima de erro ao detectar o Covid-19.

O teste também é considerado o padrão de recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem sido realizado por diversos países europeus.

A bioseguridade também irá atender as recomendações da OMS, de segurança física aos profissionais que irão atuar dentro e fora do laboratório, com a finalidade de reduzir o perigo biológico.

O início dos testes está previsto para maio.

Depois da pandemia de Covid-10, o laboratório deve ser usado pelo Instituto Federal para pesquisas na área biológica molecular e no atendimento à população da região, com testes rápidos e diagnósticos diretos.

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano