IFMT está com inscrições abertas para cursos superiores (para ingresso em 2023)

O IFMT lançou o Processo Seletivo que trata do ingresso de estudantes nos cursos superiores oferecidos gratuitamente pela instituição. A seleção está com inscrições abertas até o dia 02/09 e é regulamentada pelo Edital 074/2022. Podem se inscrever para o vestibular do IFMT pessoas tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula (prevista para o mês de janeiro de 2023).

São ofertadas 1.645 vagas, distribuídas em 18 unidades da instituição em municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cuiabá, entre outros. A lista completa de unidades com vagas nesse Processo Seletivo, os cursos disponíveis em cada uma delas, e a distribuição das vagas ofertadas constam em um quadro no item 1.3 do edital.

Em Sorriso, o IFMT oferta 35 vagas em cada um de seus cursos superiores. São eles:

  • Tecnologia em Gestão Ambiental (curso noturno, com 6 semestres de duração);
  • Tecnologia em Produção de Grãos (curso noturno, com 6 semestres de duração); e
  • Bacharelado em Engenharia Agronômica (curso em período integral, com 10 semestres de duração).

A seleção será feita por meio da aplicação de uma prova no dia 16/10. Para participar da prova, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico, disponíveis na página desse Processo Seletivo no portal de seleções do IFMT (selecao.ifmt.edu.br), e também precisam pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, dentro do prazo do boleto.

Podem solicitar a isenção do pagamento da taxa os candidatos que, cumulativamente, forem de famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino (ou como bolsista integral na rede privada). O procedimento para solicitar a isenção está previsto no item 5 do edital.

Todos os cursos ofertados nessa seleção são cursos gratuitos. Das vagas ofertadas, 60% são reservadas para quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Essa reserva de vagas é distribuída em cotas conforme o perfil de renda do candidato, se é pessoa com deficiência ou não, ou ainda se é pessoa preta, parda ou indígena. O sistema de cotas é detalhado no texto do edital e é ilustrado em um infográfico apresentado no item 1.4.12 do documento.

O conteúdo programático para a prova está previsto no Anexo XIX do edital, também disponível na página do Edital 074/2022 no endereço selecao.ifmt.edu.br. O resultado do Processo Seletivo deve ser publicado no dia 06/01/2023 e os aprovados serão convocados para realizarem sua matrícula presencialmente entre os dias 13 e 19/01/2023.

Veja também

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta-feira