IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

A partir de 2026, os cursos de Pedagogia e Agronomia passam a ser ofertados no período noturno, com seleção via ENEM ou histórico escolar

O Programa Avanço do Povo da Sorriso FM recebeu na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, a diretora-geral do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Sorriso, Zarife Araji Pacheco, e o assessor de comunicação da instituição, Dieson Guizolfi. Durante a entrevista, eles divulgaram detalhes sobre o concurso público aberto pelo IFMT, que oferta vagas para cargos técnicos, além de novidades acadêmicas para os próximos anos.

O concurso contempla quatro vagas para o campus de Sorriso, com oportunidades nas áreas de enfermagem e outras funções de nível técnico. As inscrições estão abertas até o dia 16 de novembro e podem ser realizadas por meio do site seletivo.ifmt.edu.br, onde também está disponível o edital completo com todas as áreas ofertadas.

Além do concurso, a diretora destacou duas importantes novidades para o ano de 2026: o início das turmas noturnas dos cursos superiores de Pedagogia e Agronomia. Atualmente, o curso de Engenharia Agronômica é oferecido apenas no período diurno, mas a partir do próximo ano, os novos acadêmicos serão recebidos exclusivamente no período noturno, abrindo mais possibilidades para quem trabalha durante o dia.

As 40 vagas para Pedagogia e as vagas de Agronomia serão distribuídas entre duas modalidades de ingresso:

  • Via ENEM, podendo utilizar notas de 2010 a 2024, sem custo de inscrição
  •  Via avaliação do histórico escolar do Ensino Médio, mediante pagamento de taxa de R$ 50

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado ainda em dezembro. Para quem optar pelo ingresso via ENEM, não há cobrança de taxa, reforçou a direção do campus.

O IFMT Sorriso segue ampliando sua oferta de cursos e fortalecendo a formação profissional e superior gratuita na região.

Veja mais no vídeo.

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Toda duplicação da BR-163 feita pelo Governo de MT e Nova Rota tem acostamento

Motorista sai ilesa após capotamento na BR-163 em Sorriso

Associação de Fibromialgia de Sorriso cobra mais acesso a atendimentos especializados na rede pública

Vereador destaca avanços em regularização fundiária e recursos federais para educação

Pioneira de Sorriso relembra desafios da chegada ao município em entrevista à Voz do Povo

Inscrições para 1.880 vagas em cursos técnicos gratuitos terminam na quarta-feira (13); Sorriso tem vagas