IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Desde o início da manhã desta segunda-feira, dia 8 de abril, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Sorriso está com suas aulas paralisadas, em adesão à greve nacional da categoria de professores e servidores da educação superior federal. O campus de Sorriso se une ao movimento que envolve as Universidades Federais e os Institutos Federais de todo o Brasil.

Segundo o Professor Fábio Ramires, o objetivo do movimento é pressionar o governo a olhar para a situação do setor educacional. “Os trabalhadores da educação federal estão enfrentando uma defasagem salarial significativa. Os professores têm uma defasagem salarial de 43%, enquanto os técnicos administrativos enfrentam uma defasagem de mais de 53% em suas remunerações. Estamos há quase um ano em negociação com o Governo Federal, mas nossas demandas não foram atendidas. Por isso, recorremos à paralisação das atividades”, explicou Ramires.

As principais reivindicações dos grevistas incluem a reestruturação da carreira, progressão dos servidores conforme graduação, qualificação e tempo de serviço, recomposição salarial e orçamentária. Os Institutos Federais e as universidades enfrentam uma falta de recursos crítica, afetando bolsas, manutenção e outros setores que foram cortados ao longo dos anos.

O professor Vinícius Miranda destacou o termo “revogaço”, utilizado no movimento, referindo-se a medidas autoritárias na administração pública que retiram direitos adquiridos. “O Governo já sinalizou interesse em discutir essas medidas, mas não houve avanços significativos em relação à recomposição salarial. No entanto, estamos dispostos a negociar e esperamos que o governo também esteja”, afirmou Miranda.

A greve continuará até que o Governo Federal sinalize positivamente para as reivindicações dos professores e servidores. Já foi marcada uma reunião para negociar na próxima semana, na esperança de encontrar uma solução para a situação. Os grevistas fazem um apelo à sociedade para que os apoie nesse movimento, que visa garantir uma educação de qualidade para todos.

Veja também

Prefeitura de Sorriso convida para o 4° Fórum Municipal de Cultura

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios discute estratégias para 2024

Sorriso: homem que invadiu casas usando chave mixa é preso em flagrante trabalhando em obra

Incêndio no Aterro Sanitário de Sorriso mobiliza equipes para combate (veja vídeo)

Médico fala da campanha Maio Roxo, de conscientização sobre doenças inflamatórias do intestino

Polícia Militar de Ipiranga do Norte realiza grande apreensão de drogas pela segunda semana consecutiva