No programa A Voz do Povo desta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, foram recepcionados nos estúdios da Sorriso FM o responsável pela comunicação e marketing do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sorriso, Dieison Guisolfi, e o professor Cleiton Pereira, que assume neste ano a coordenação do curso técnico em Meio Ambiente na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), primeira turma ofertada no campus.
Durante a entrevista, os convidados destacaram que o curso técnico ambiental EJA está com 26 vagas abertas. As inscrições devem ser realizadas pelo site ifmt.edu.br até o próximo dia 28 de janeiro. Caso a procura seja maior do que o número de vagas, será realizado um processo seletivo.
O curso é totalmente gratuito e destinado a pessoas com 18 anos ou mais, que tenham apenas o ensino fundamental completo. A formação é organizada como ensino médio integrado, permitindo que o aluno conclua o ensino médio e, ao mesmo tempo, obtenha o diploma de técnico em Meio Ambiente.
O professor Cleiton Pereira ressaltou a importância da nova turma, que amplia as oportunidades de qualificação profissional para jovens e adultos que não tiveram a chance de concluir os estudos na idade regular.
Além disso, Dieison Guisolfi informou que o IFMT Sorriso também está com as matrículas abertas para os estudantes aprovados ainda em 2025, visando o início do ano letivo de 2026. As vagas contemplam os cursos de Pedagogia, Agronomia no período noturno e as duas turmas do curso técnico em Informática.
Veja a entrevista no vídeo.