IFMT transmite Webinar sobre a participação da mulher na Gestão Pública

Na próxima quinta-feira (24) o canal do IFMT Campus Sorriso no Youtube transmite o Webinar Mulheres na Gestão Pública. O evento é uma iniciativa do Coletivo Mulheres de Valor, e conta com o apoio da Comissão para Estudos Sociais das Relações Étnico-raciais, de Gênero e Cidadania do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) Campus Sorriso.

A atividade terá a participação especial da advogada Valéria Pelá, que é idealizadora do coletivo Advogadas do Brasil, vice-presidenta do Centro Popular da Mulher de Goiás/UBM, integrante do Conselho Estadual da Mulher de Goiás e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Goiânia/GO. Além disso, ela ainda atua como secretária da Associação Goiana da Advocacia Sindical Obreira e diretora da Comissão da Mulher da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas.

De acordo com Pelá, “o alcance da participação da mulher na gestão pública merece ser repensado. Mesmo o ingresso no serviço público sendo por meio de concurso desde 1988 e o índice de aprovação das mulheres nessas seleções ser crescente, elas não têm acesso aos cargos de chefia. Existe até um nome para esse fenômeno: é o ‘teto de vidro’”, afirma a advogada. Segundo ela, o teto de vidro é um teto na hierarquia das instituições. “Ela pode chegar até um determinado ponto na hierarquia. Dali pra cima o acesso é somente dos homens, e, quase que exclusivamente, dos homens brancos”, explica.

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), num período de 20 anos (entre 1995 e 2015), o percentual de mulheres com 25 anos ou mais em cargos de direção no Brasil teve pouca variação, mantendo-se entre 29,9% e 38,3%. O indicador, no entanto, não faz distinção entre os cargos no setor público e privado. Mesmo assim, aponta para “um cenário preocupante, uma vez que o aumento do percentual de mulheres com ensino superior não é seguido do aumento do percentual de mulheres em cargos de chefia e direção”. Os dados apurados pelo estudo mostram que, entre os anos 2000 e 2010, considerando as pessoas com a mesma faixa etária, o índice de homens com curso superior completo cresceu 98,11%, enquanto que o de mulheres teve um aumento de 132,81%.

O Webinar Mulheres na Gestão Pública é uma atividade gratuita e aberta à participação da comunidade. O cadastro no evento, necessário à emissão de certificados de participação, pode ser feito pela plataforma even3 (link aqui), e a transmissão pode ser acompanhada pelo Youtube, por meio deste link, no dia 24, a partir das 16h (horário oficial de Mato Grosso).

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo