Inauguração da Unidade Técnica Regional hoje em Sorriso impulsiona desenvolvimento agrícola

Será realizada nesta segunda-feira (10), a aguardada inauguração da Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA) em Sorriso. Anunciada em 22 de maio, a UTRA está diretamente ligada à Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e tem como objetivo oferecer serviços essenciais para a produção agrícola na região. A cerimônia de inauguração contará com a presença do ministro Carlos Fávaro e será realizada às 9 horas, na sede da Secretaria de Agricultura, Ciência e Tecnologia (Samatec) do Município.

A UTRA desempenhará um papel fundamental no controle de produção, garantia de qualidade e promoção do desenvolvimento regional em 50 municípios, abrangendo uma extensa região que se estenderá do Xingu até Sapezal. A iniciativa busca fortalecer e impulsionar o setor agrícola, que desempenha um papel vital na economia local.

Sorriso, com seus 600 mil hectares de área produtiva, é reconhecido pela produção de commodities como soja, milho e algodão. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as estimativas de produção para a safra 20/21 são de 2,1 milhões de toneladas de soja, 3,5 milhões de toneladas de milho e 167 mil toneladas de algodão.

Após a inauguração da UTRA, o ministro Carlos Fávaro e sua comitiva participarão, às 10 horas, do lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações do Farelo de Milho 2023/2025, no Sindicato Rural. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem). A iniciativa visa promover os produtos brasileiros no mercado internacional e atrair investimentos estrangeiros para o setor.

Os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 7º Levantamento da Safra de Grãos, em 13 de abril, revelam um cenário promissor para a produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/23. A estimativa é de uma produção total de 312,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 40,1 milhões de toneladas em relação à temporada anterior, o que configura um crescimento de 15%. Além disso, a área plantada também registra um aumento, chegando a 77 milhões de hectares, um acréscimo de 2,5 milhões de hectares em relação ao ano anterior.

A inauguração da UTRA e o lançamento do projeto de promoção das exportações do farelo de milho fortalecem o potencial agrícola da região, destacando a importância do setor para o desenvolvimento econômico e a projeção de Mato Grosso como um importante polo agropecuário no país.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo