Inaugurada a Feira Agroecológica em Sorriso para fomentar a agricultura familiar

A recém-inaugurada Feira Agroecológica,  está localizada na Avenida Porto Alegre, área central, em anexo ao Paço Municipal de Sorriso. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) em parceria com a Associação dos Produtores Orgânicos de Sorriso (Apos), tem como objetivo fomentar o consumo e a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar.

O gestor da pasta, Marlon Zanella, lembra que o debate sobre o tema ganhou força em julho deste ano, durante uma reunião com representantes da associação e a coordenação dos programas Horta Viva e Frutifica, ambos voltados para atendimento de pequenas propriedades rurais geridas na modalidade de produção da agricultura familiar.

Os subsídios oferecidos a essas propriedades incluem assessoria técnica, cessão de maquinários para preparo de solo, plantio e colheita, além de apoio ao processo de armazenagem, beneficiamento, transporte e comercialização da produção.  “Minha origem está ligada à agricultura familiar. Poder contribuir com o crescimento desse importante setor é algo que me traz satisfação pessoal e profissional”, destaca Zanella, acrescentando que a feira funcionará todas as quartas-feiras, das 6h às 12h.

O presidente da Associação, Cristian Seidel, destaca que a Feira Agroecológica oferece produtos orgânicos a preços acessíveis, o que tem sido um diferencial para atrair uma nova clientela. “As pessoas encostam nas barracas meio ressabiadas, mas quando falamos os preços, elas já ficam à vontade e começam a escolher os produtos. É uma experiência nova e muito agradável”, afirma.

Zanella ressalta que, apesar de parte dos feirantes já comercializarem em outros pontos da cidade, a experiência na área central é nova para a maioria deles. A aceitação do público será monitorada, e caso haja demanda, o horário de funcionamento poderá ser flexibilizado. A Feira Agroecológica se apresenta como uma importante iniciativa para fortalecer a agricultura familiar e proporcionar à comunidade acesso facilitado a produtos frescos e saudáveis.

Veja também

Sorriso: Veículo utilizado em homicídio no bairro São José é apreendido e mulher é conduzida para a delegacia

Sorriso: Jovem é executado com pelo menos três tiros no bairro São Mateus

Sorriso: Jovem é atingido por dez disparos de arma de fogo em troca de tiros no São José

Sorriso: Vazamento em Botijão de Gás provoca incêndio em Kitnet no bairro Centro Norte

Sorriso: Mulher esfaqueia ex-marido ao vê-lo com outra mulher, no Jardim Primavera

Delegada Jessica Assis fala sobre a Campanha Maio Laranja de combate ao abuso e à exploração sexual infantil