Inaugurada a Feira Agroecológica em Sorriso para fomentar a agricultura familiar

A recém-inaugurada Feira Agroecológica,  está localizada na Avenida Porto Alegre, área central, em anexo ao Paço Municipal de Sorriso. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) em parceria com a Associação dos Produtores Orgânicos de Sorriso (Apos), tem como objetivo fomentar o consumo e a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar.

O gestor da pasta, Marlon Zanella, lembra que o debate sobre o tema ganhou força em julho deste ano, durante uma reunião com representantes da associação e a coordenação dos programas Horta Viva e Frutifica, ambos voltados para atendimento de pequenas propriedades rurais geridas na modalidade de produção da agricultura familiar.

Os subsídios oferecidos a essas propriedades incluem assessoria técnica, cessão de maquinários para preparo de solo, plantio e colheita, além de apoio ao processo de armazenagem, beneficiamento, transporte e comercialização da produção.  “Minha origem está ligada à agricultura familiar. Poder contribuir com o crescimento desse importante setor é algo que me traz satisfação pessoal e profissional”, destaca Zanella, acrescentando que a feira funcionará todas as quartas-feiras, das 6h às 12h.

O presidente da Associação, Cristian Seidel, destaca que a Feira Agroecológica oferece produtos orgânicos a preços acessíveis, o que tem sido um diferencial para atrair uma nova clientela. “As pessoas encostam nas barracas meio ressabiadas, mas quando falamos os preços, elas já ficam à vontade e começam a escolher os produtos. É uma experiência nova e muito agradável”, afirma.

Zanella ressalta que, apesar de parte dos feirantes já comercializarem em outros pontos da cidade, a experiência na área central é nova para a maioria deles. A aceitação do público será monitorada, e caso haja demanda, o horário de funcionamento poderá ser flexibilizado. A Feira Agroecológica se apresenta como uma importante iniciativa para fortalecer a agricultura familiar e proporcionar à comunidade acesso facilitado a produtos frescos e saudáveis.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros