Chapada dos Guimarães

Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso anunciou nesta quinta-feira (13) que o incêndio que atingiu às margens da MT-251, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, foi completamente extinto. Duas equipes de bombeiros foram prontamente enviadas ao local para conter a propagação do fogo, prestando apoio ao Instituto Chico Mendes, e permaneceram para realizar o rescaldo, um procedimento que visa evitar a reincidência das chamas.

O Comando Regional de Cuiabá e o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) estão monitorando a região em tempo real por meio do uso de satélites de alta tecnologia. Essa vigilância contínua tem como objetivo identificar qualquer foco de incêndio ou atividade suspeita que possa colocar em risco a preservação do parque.

O incêndio, que se alastrou às margens da rodovia MT-251, preocupou as autoridades locais devido à sua proximidade com o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma área de grande importância ecológica e turística. A rápida resposta das equipes de bombeiros, em conjunto com o monitoramento contínuo realizado pelos satélites, contribuiu para a efetiva contenção das chamas.

A Chapada dos Guimarães é conhecida por sua rica biodiversidade, abrigando uma variedade de espécies de fauna e flora. Além disso, o parque atrai visitantes de todo o país e do exterior devido às suas belas paisagens naturais e formações rochosas impressionantes. A pronta ação dos bombeiros foi crucial para preservar esse patrimônio ambiental.

As autoridades competentes alertam a população sobre a importância de evitar práticas que possam ocasionar incêndios, principalmente nessa época do ano, em que as condições climáticas são propícias para o surgimento e propagação das chamas. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para a preservação do meio ambiente e a segurança de todos.

 

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC