Indea alerta: Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos termina na próxima semana

Os produtores rurais de Mato Grosso precisam ficar atentos ao fim do prazo da Campanha de Atualização do Estoque de Rebanhos, realizada pelo Governo do Estado, em que eles devem informar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) o quantitativo do rebanho e dados da propriedade. Em um mês de campanha, dos 123 mil produtores rurais aptos a realizarem a comunicação, apenas 90 mil haviam feito o informe.

A comunicação das criações de bovinos, bubalinos, aves comerciais e suínos tecnificados é obrigatória e vai até 10 de dezembro. Aquele que não informar dentro do prazo está sujeito à multa de R$ 6.849.

Criadores de ovinos, caprinos, equinos, muares (mula), asininos (burros), aves (peru, pato, marreco, galinha e codorna), peixes, e abelhas também são chamados a participar da campanha.

Para facilitar, o Indea informa que a comunicação da quantidade de animais de cada espécie pode ser feita online, através do Módulo do Produtor. Outra opção é ir presencialmente a uma das 140 unidades locais do Indea. O produtor que ainda não tiver acesso ao módulo, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.

Realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, a campanha de atualização de estoque de rebanho substituiu a campanha de vacinação contra a febre aftosa e serve para nortear o Governo do Estado no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Agenda técnica fortalece a piscicultura mato-grossense e abre caminho para novas exportações

MT projeta recorde de produtividade do algodão por hectare, mas produção final deve ser menor devido à redução de área

Colheita do milho segunda safra ultrapassa 99% da área em Mato Grosso, aponta Imea

Declaração do ITR começa dia 10 com novidades para proprietários

Safrinha 2025/26: Tecnologia impulsiona produtividade recorde do milho em Mato Grosso

Abertura Nacional do Plantio da Soja será realizada em setembro em Ipiranga do Norte e terá transmissão pelo Canal Rural