Indea de Mato Grosso reforça fiscalizações sobre Comércio de Peixes durante a Semana Santa

Com a  chegada do período tradicional de aumento do comércio de peixes na Semana Santa, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está intensificando suas fiscalizações e adotando medidas preventivas para assegurar que os produtos comercializados atendam aos padrões de segurança alimentar.

Pontos de fiscalização móvel estão estrategicamente distribuídos nos acessos municipais e principais rodovias federais do estado. Durante as abordagens, os servidores do Indea estão inspecionando o acondicionamento do produto e a documentação sanitária, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a nota fiscal do pescado.

“A ação visa garantir que o transporte de pescado esteja em conformidade com as normas sanitárias, e cargas que não estejam em conformidade estão sujeitas a penalidades conforme previsto em lei, incluindo desde apreensão até destruição”, afirma Thiago Augusto Tunes, coordenador de Fiscalização e Julgamento de Processos do Indea.

Além da fiscalização rigorosa, o Indea também aproveita para orientar os consumidores sobre a importância de adquirir peixes de locais confiáveis, que ofereçam certificados oficiais de segurança alimentar, garantindo assim a procedência e a qualidade do produto.

Para ajudar os consumidores na escolha do pescado, o Indea oferece algumas dicas importantes: ao selecionar peixes, é essencial observar características como coloração, textura e odor. Os olhos devem estar brilhantes e salientes, as escamas firmes e úmidas, aderindo bem ao corpo do peixe, e as guelras com coloração vermelho vivo, brilhante e sem muco, evitando guelras com coloração escura ou acastanhada.

Com essas medidas preventivas e orientações, o Indea busca garantir a segurança alimentar dos consumidores durante a Semana Santa e promover um comércio de peixes mais transparente e confiável em Mato Grosso.

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade