Início da operação do SAMU em Sorriso é adiado para depois do carnaval

O município de Sorriso se prepara para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destacando que o serviço deve entrar em operação ainda neste mês de fevereiro. Inicialmente previsto para o dia 5 de fevereiro, a data foi adiada para o pós-carnaval devido à espera pela entrega final de materiais de consumo.

A base do SAMU está pronta, localizada nos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME). Duas ambulâncias já estão no local, sendo uma equipada com suporte avançado de UTI móvel para atendimento de casos mais graves.

A equipe do SAMU em Sorriso é composta por 24 profissionais, incluindo oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem. Todos passaram por treinamentos, sendo o primeiro ministrado por uma equipe dos bombeiros e o segundo em Cuiabá com a equipe do SAMU da capital estadual. Os treinamentos abordaram situações como abordagem em acidentes com urgência e emergência, traumas, hemorragias e emergências clínicas, além de estabilização, classificação e regulação de vítimas.

“Estamos com tudo praticamente pronto e com previsão para iniciar os serviços ainda em fevereiro”, afirma Luis Fábio. Ele destaca que a presença do SAMU será uma mudança significativa no município, possibilitando o atendimento clínico no local do acidente ou onde a vítima tenha passado mal. O secretário expressa sua gratidão ao prefeito Ari Lafin por entender e apoiar a implantação do serviço que visa agilizar atendimentos em saúde para a população. Assim que entrar em operação, o SAMU estará disponível para atendimento pelo número 192.

Veja também

Sorriso recebe hoje o palestrante Roberto Montanha para workshop sobre empreendedorismo

Delegado confirma prisão de jovem de 18 anos suspeito de vários roubos em Sorriso

Sorriso: Comandante do Corpo de Bombeiros destaca importância da preservação no Dia de Proteção às Florestas

Sorriso: motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete em rotatória da avenida Blumenau

Empresários e Aces destacam a importância do Comércio e celebram o Dia do Comerciante em entrevista à Sorriso FM

Ótica Dillane celebra Dia do Homem com promoções especiais