Início das operações do SAMU em Sorriso está marcado para 5 de fevereiro de 2024

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciará suas operações em Sorriso no dia 5 de fevereiro de 2024, representando um marco significativo para a assistência médica de urgência no município. A decisão foi oficialmente anunciada durante uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (10), que contou com a presença do prefeito Ari Lafin, secretários municipais, o vereador Diogo Kriguer e outros servidores públicos.

O secretário de Saúde e Saneamento (Semsas), Luís Fábio Marchioro, informou que todos os procedimentos necessários para a implantação do serviço estão em andamento. Isso inclui a aquisição de uniformes e a preparação de uma base para o serviço, localizada nos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME).

A autorização para a operação do SAMU em Sorriso foi obtida ainda em março, durante uma visita da comitiva da Semsas ao Ministério da Saúde. Duas ambulâncias foram adquiridas para atender às demandas do SAMU, uma delas sendo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Além disso, houve uma coordenação bem-sucedida com o Governo do Estado para a disponibilização do número 192, que centralizará os chamados telefônicos de urgência.

O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância do SAMU para complementar o trabalho excepcional realizado pelo Corpo de Bombeiros no atendimento de emergência. Ele expressou sua confiança de que o SAMU não apenas proporcionará assistência médica urgente e eficaz em qualquer lugar do município, mas também permitirá que os Bombeiros se concentrem em outras atividades cruciais, como buscas e salvamentos, e combate a incêndios.

“Estamos seguindo todos os trâmites, cumprindo todas as regras para que, finalmente, possamos disponibilizar este serviço à nossa população no ano que vem”, afirmou Lafin. Ele também elogiou o trabalho dos Bombeiros, atribuindo a eles o crédito por muitas vidas salvas, e expressou otimismo sobre a complementaridade das operações do SAMU e dos Bombeiros para o bem-estar da comunidade.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo