Inmet alerta para risco de chuvas intensas em Mato Grosso nesta quinta-feira (22)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (21), um alerta de perigo devido às chuvas intensas que estão afetando o estado de Mato Grosso. Segundo informações da instituição, as chuvas podem persistir até quinta-feira (22), às 10h, e podem atingir valores acima da média, com acumulados de até 100 milímetros.

Além das intensas precipitações, o Inmet alerta para a ocorrência de ventos com velocidades entre 60 a 100 km/h. Diante desse cenário, a população deve estar atenta aos riscos associados, incluindo cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Guilherme Alves, meteorologista da Climatempo, reforça o alerta, destacando que fortes chuvas são comuns nesta época do ano em Mato Grosso. “Amplas regiões do estado têm enfrentado fortes temporais, uma característica típica do verão brasileiro, com muita umidade combinada com calor, favorecendo a formação das nuvens Cumulonimbus”, explicou Alves.

Autoridades locais também emitiram orientações à população para minimizar os riscos associados às chuvas intensas e ventos fortes. Algumas das recomendações incluem evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, em situações de perigo iminente, manter a calma e evitar deslocamentos em meio a enxurradas.

A população está sendo aconselhada a acompanhar os comunicados das autoridades locais e a se manter informada sobre possíveis atualizações nas condições meteorológicas.

Veja também

Sorriso: estrada para a Linha Celeste segue bloqueada para pavimentação

Polícia Militar detém 4 pessoas comercializando entorpecentes nos bairros Jardim Itália e Amazonas

Virginia Mendes condena brutal crime contra vida de Raquel Cattani assassinada a cerca de uma semana

Setasc firma parceria garantindo 6.700 vagas de cursos para a população em vulnerabilidade

Eleições municipais: o que são e como funcionam as convenções partidárias

Virginia e senadora Margarethdiscutem estratégias contra violência doméstica e feminicídio em MT