Inmet alerta que chuvas devem seguir ao longo da semana; Defesa Civil de Sorriso contabiliza prejuízos

A forte chuva que atingiu Sorriso neste domingo (18), provocou sérios estragos, com consequências trágicas para uma família local. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 123 municípios do estado, indicando perigo por chuvas intensas, enquanto a previsão aponta para continuidade das precipitações ao longo da semana.

No domingo, a força das águas resultou no arrastamento de veículos em uma avenida, gerando transtornos generalizados. No Bairro Jardim Amazonas, por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência de alagamento e desabamento de muros em uma residência. O nível da água na Rua Caçador, cruzamento com a Rua Maués, subiu drasticamente, atingindo mais de um metro de altura em algumas casas.

O impacto das águas causou o desabamento dos muros de duas casas vizinhas, levando à morte de um cãozinho da raça Shih-Tzu. Além disso, portas, móveis e eletrodomésticos foram destruídos pela força da água. Os bombeiros agiram rapidamente para mitigar os danos, isolando a área, retirando materiais perigosos, desligando padrões de energia e orientando os residentes. A Defesa Civil Municipal foi acionada para prestar apoio às famílias afetadas.

O R9News acompanhou a situação e relatou o resgate de uma criança de 10 anos que estava para ser levada pela enxurrada.

A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica 90% de probabilidade de chuva em Sorriso ao longo da semana, com temperaturas variando entre mínimas de 23° e máximas de 32°. O mesmo padrão é observado em todo o estado, conforme informações do Climatempo, que prevê chuvas entre 80% e 90% em várias regiões. O Inmet reforça a atenção para rajadas de vento, orientando a população a evitar abrigar-se debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Recomenda-se ainda desligar aparelhos elétricos e quadros gerais de energia sempre que possível.

O coordenador da Defesa Civil de Sorriso, Sargento Alberto disse que a água dispersou rapidamente após a chuva forte. “A partir do momento em que acabou a chuva, que durou apenas  uma hora. Em 10 a 15 minutos já não havia rua nenhuma com alagamento em Sorriso. Contabilizamos os prejuízos e danos. Algumas situações ficamos sabendo através da imprensa. Às vezes as pessoas não nos informam. Como nós coordenamos as ações dentro de Sorriso e Distritos, é importante repassar informações. Informações chegaram a Cuiabá que Sorriso estaria debaixo da água. Não temos situações de alagamento. Foi só a chuva forte que caiu”, disse.

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade