Inscrições ao Programa CNH Social para beneficiar 10 mil cidadãos começam dia 11 de março

O Governo de Mato Grosso anunciou a regulamentação do Programa CNH Social, uma iniciativa que busca proporcionar a aquisição gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cidadãos de baixa renda nas categorias A (moto) ou B (carro). O decreto, assinado na última quinta-feira (29.02), oficializa a implementação do programa, visando à inclusão social e abrindo caminho para a isenção de 100% das taxas de emissão da CNH para os beneficiários que atenderem aos critérios estabelecidos.

A partir de 11 de março, os interessados poderão iniciar o processo de inscrição por meio de um formulário disponibilizado exclusivamente no site da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O programa abrange não apenas as taxas de emissão, mas também isenta os beneficiários de custos e despesas relacionadas a exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame teórico, exame prático de direção veicular, e outras taxas associadas à obtenção da CNH nas categorias A ou B. Cada beneficiário tem direito a apenas um reexame.

Após a inscrição e avaliação feita pela Setasc, a lista dos candidatos será encaminhada para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o atendimento. É importante ressaltar que, além de estar inscrito no CAD Único, o candidato deve ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, e residir em Mato Grosso há pelo menos um ano.

O Programa CNH Social não contempla candidatos com Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) em aberto, renovação de CNH ou emissão do documento definitivo. A expectativa do Governo de Mato Grosso é beneficiar inicialmente 10 mil pessoas em 2024.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, ressalta que o acesso ao benefício é exclusivo por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, ficando a secretaria municipal disponível apenas para orientar pessoas inscritas no CAD Único que se enquadram no programa. A iniciativa representa um passo significativo na promoção da mobilidade e oportunidades para a população de baixa renda, contribuindo para a construção de um futuro mais acessível e inclusivo.

Veja também

Corpo de bombeiros captura cobra cascavel em empresa de Sorriso

Governador defende eficiência e que Brasil lidere setor da economia verde

Medida Provisória do Auxílio Reconstrução do Rio Grande do Sul entra em vigor

Ministro Alexandre de Moraes suspende por mais 90 dias processo sobre Ferrogrão no STF

Primeira-dama de Mato Grosso abraça a causa da Conscientização sobre a Doença Celíaca

Governador se reúne com banco que pretende financiar projetos de descarbonização em MT