Inscrições para 2ª edição do Fies 2023 vão até sexta-feira (7)

O Ministério da Educação abriu as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. Os interessados  devem se inscrever até 23h59 de sexta-feira (7), por meio do Portal Único de Acesso ao  Ensino Superior. Nesta edição são ofertadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas.

Para participar do processo seletivo do Fies o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos, não ter zerado a redação e ter média superior a 450 pontos nas provas.

O economista Marcos Sarmento Melo afirma que o financiamento estudantil é uma ótima iniciativa, pois possibilita aos estudantes que ainda não possuem condições o acesso a um curso superior.

“É interessante porque faz com que o estado subsidie a taxa de juro que a pessoa depois vai pagar possibilitando que ela tenha um pagamento de prestações mais baixas e assim ela possa ao longo do tempo depois quando ela tiver um emprego que tenha uma renda maior possibilitada pelo curso superior, efetuar os pagamentos e aí alimenta todo processo fazendo com que outras pessoas tenham a possibilidade também de tomar o crédito e assim conseguir avançar na carreira profissional”, afirmou Sarmento.

No dia 11 de julho o MEC vai divulgar a ordem de classificação e pré-seleção em chamada única, no Portal Único de Acesso. Os pré-selecionados têm entre os dias 12 e 14 de julho para complementar as inscrições. A convocação por meio da lista de espera está prevista para acontecer entre os dias 18 de julho e 29 de agosto.

O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao Programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo