Inscrições para escolha de conselheiros tutelares em Sorriso estarão abertas a partir de amanhã

O edital de convocação para o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar de Sorriso, destinado a eleger suplentes para mandato tampão no período 2022/2024, foi publicado ontem (28) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O certame seguirá as etapas eliminatórias de inscrição e apresentação dos documentos exigidos; prova de conhecimentos específicos; avaliação psicológica; e processo de escolha.

Conforme o edital, os interessados em concorrer ao cargo devem se inscrever no site da Prefeitura de Sorriso, https://site.sorriso.mt.gov.br/, no período de 30 de março a 10 de abril. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar a documentação exigida, sob pena de indeferimento da candidatura.

O exame de conhecimentos específicos ocorrerá no dia 01 de maio (domingo) e consistirá em prova de caráter eliminatório. O candidato aprovado no exame passará pela avaliação psicológica, que iniciará no dia 11 de maio, em local a ser divulgado.

De acordo com a presidente do CMDCA de Sorriso, Joeli Gomes da Silveira Machado, é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos referentes ao processo de escolha dos conselheiros tutelares. “É importante que os interessados se atentem aos prazos e a documentação necessária”, explica.

Processo de escolha

A escolha dos membros do Conselho Tutelar será no dia 19 de junho de 2022, das 08h às 17h. Os novos membros serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo.

Ao final do processo, a Comissão Organizadora encaminhará relatório ao CMDCA, que divulgará no Diário Oficial ou em meio equivalente, relatório de votação por candidato, para formação da lista de suplentes, em ordem decrescente. A publicação oficial dos eleitos ocorrerá no dia 20 de junho.

A capacitação deverá ocorrer até 15 dias após o processo de escolha e a posse acontecerá conforme a demanda, na ordem de classificação de suplentes.

No edital é possível verificar todas as informações referentes ao processo, inclusive quais são os requisitos básicos exigidos para o exercício da função e as atribuições de um conselheiro tutelar.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril