Os candidatos interessados em participar do processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever até 23 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições foram abertas na segunda-feira, 19 de janeiro. Na data, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o ambiente de monitoramento do sistema, localizado em Brasília, para acompanhar o primeiro dia de inscrições.
“No centro de operações do Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] temos uma sala de monitoramento do Sisu onde podemos acompanhar as redes sociais, números de candidatos aptos, cursos mais concorridos e o histórico em relação à edição superior. Aqui, monitoramos todas as informações gerais para garantir o acesso dos nossos jovens ao ensino superior”, explicou.
Esta edição é a maior da história do programa, com a oferta de mais de 274 mil vagas em 136 instituições públicas de educação superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade. Uns dos destaques do Sisu 2026 é a inclusão de novos campi no processo seletivo e a ampliação de cursos de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas.
Para participar do Sisu 2026, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e obtido nota em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2025, 2024 e 2023 —, sem ter zerado a redação. O sistema de inscrição seleciona automaticamente a edição do Enem que oferece a melhor média ponderada para cada opção de curso escolhida pelo estudante.
Durante o período de inscrições do Sisu, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, indicando a preferência como 1ª e 2ª opção. É fundamental que os estudantes consultem as regras específicas de cada universidade, como notas mínimas exigidas e regulamentos para cotas sociais, diretamente nos editais das instituições.
Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Sisu:
O primeiro passo é acessar a página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pela URL: acessounico.mec.gov.br/sisu. Na seção Cronograma, o usuário deverá clicar no botão “Inscreva-se”, que estará disponível apenas no período oficial de inscrições.