Hoje, o programa “A Voz do Povo” recebeu o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Sorriso, Juliano Mezalira, e a servidora Jucineia da Silva para discutir a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente (1ª CIMA), organizada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa). O evento será realizado em 7 de novembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), polo de Sorriso, com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”.
A conferência busca construir propostas para enfrentar os desafios climáticos e eleger delegados que representarão os municípios na etapa estadual, em preparação para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para 2025. Juliano Mezalira destacou que esta é uma oportunidade fundamental para a participação dos municípios na construção de políticas ambientais mais sustentáveis.
Miguel Vaz Ribeiro, presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, ressaltou a importância de promover a participação ativa das comunidades em diálogos prévios à conferência nacional.
A 1ª CIMA abordará cinco eixos temáticos:
- Mitigação: Redução de emissões nos setores de agricultura, energia, indústria, transporte e florestas.
- Adaptação e Preparação para Desastres: Estratégias para minimizar danos das mudanças climáticas.
- Justiça Climática: Superação de desigualdades com foco em gênero, racismo ambiental e direitos das crianças e idosos.
- Transformação Ecológica: Avanços tecnológicos e transição para uma economia de baixo carbono.
- Governança e Educação Ambiental: Promoção de valores socioambientais e controle social.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados acima de 16 anos, com certificação de oito horas para os participantes.
Veja mais no vídeo.