A Secretaria de Assistência Social (Semas) anunciou que as inscrições para o processo seletivo de conselheiros tutelares foram prorrogadas até o dia 28 de abril. Os interessados devem apresentar uma série de documentos na sede da Semas, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
Entre os documentos exigidos estão a carteira de identidade (RG), o título de eleitor com comprovante de votação ou justificativa nas duas últimas eleições, certidões negativas dos distribuidores civis e criminais da justiça comum estadual de 1º e 2º grau, diploma ou declaração de conclusão do ensino superior, certificado de conclusão de curso de informática básica e certidão negativa, comprovando não ter sido penalizado no exercício da função, se já foi conselheiro tutelar.
Os aprovados no processo seletivo terão contratos válidos de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, com salário de R$ 3.612,99 e vale-alimentação de R$ 400. O processo de seleção envolve prova objetiva, dia 4 de junho, e avaliação psicológica, posteriormente.
Cinco conselheiros titulares e suplentes serão escolhidos por meio do voto popular. Todo o processo de escolha dos novos integrantes é feito de maneira integrada entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Semas.
A Semas disponibiliza um canal de atendimento para esclarecer dúvidas. Para entrar em contato, basta ligar para o número 3907 7930. É importante que os interessados fiquem atentos à lista de documentos exigidos para garantir que a inscrição seja efetivada com sucesso.