Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Ouça a melhor programação todos os dias. Sintonize 99,1 Sorriso FM - Do jeito que você gosta!

Saúde


INSS retoma atendimento presencial em Sorriso e mais 9 agências de MT

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará a retomada gradual do atendimento presencial a partir de segunda-feira (14) em dez municípios de Mato Grosso.

Serão retomadas as agências de Cuiabá (Batista das Neves), Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Paranatinga, Mirassol D’ Oeste, Sinop, Sorriso e Guarantã do Norte.

O órgão ficou durante cinco meses fazendo apenas atendimento remoto, como medida preventiva ao novo coronavírus.

Em Mato Grosso, para evitar aglomeração, as agências manterão regime de atendimento diferente do que era feito antes da pandemia.

Nesta primeira etapa da retomada, as agências atenderão apenas segurados agendados. Desta forma, fica eliminado o atendimento espontâneo nas agências.

Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, estes, considerados os mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.

Vale destacar que, para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo ‘Meu INSS’ (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências.

Demais serviços

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos, o Meu INSS (gov.br/meu inss, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.

Antecipação do auxílio-doença

Com o retorno do atendimento presencial, somente poderá requerer a antecipação do auxílio, no valor de R$ 1.045, o segurado que residir em município localizado a mais de setenta quilômetros de distância da agência mais próxima, em que haja unidade de atendimento da Perícia Médica Federal com o serviço de agendamento disponível.

A antecipação de um salário mínimo mensal será devida pelo período definido em atestado médico, limitado a sessenta dias.

Anteriormente, este prazo estava limitado a trinta dias. Os atestados serão submetidos a análise de conformidade pela Subsecretaria de Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência e pelo INSS.

O beneficiário poderá ainda requerer a prorrogação da antecipação do auxílio com base no período de repouso informado no atestado médico anterior ou solicitar novo requerimento mediante apresentação de novo atestado médico, limitada a prorrogação da antecipação também ao prazo de sessenta dias.

Caso o período estimado de repouso informado no atestado médico não corresponda a mês completo, o valor antecipado será proporcional ao número dias, na razão de 1/30 do salário mínimo mensal por dia.

O requerimento da antecipação deverá ser anexado por meio do site ou do aplicativo Meu INSS e mediante declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados.

Propaganda. Role para continuar lendo.

O atestado médico deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e o carimbo de identificação, com registro do respectivo Conselho de Classe ou Registro Único do Ministério da Saúde (RMS); conter as informações sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); e ainda conter o período estimado de repouso necessário.

Segurança

As agências, nesta fase da retomada gradual, atenderão abaixo da capacidade habitual.

Outra medida adotada pelo órgão é a obrigatoriedade do uso de máscaras para acessar as agências, além da aferição da temperatura corporal.

Este procedimento será feito na porta da unidade, por um servidor que portará termômetro infravermelho, conforme orientações do Ministério da Saúde.

O segurado que estiver agendado, e eventualmente chegar à agência sem máscara, receberá uma máscara descartável para que possa acessar as dependências do INSS.

Antes da entrada na agência, será feita triagem para confirmar se o segurado, de fato, está agendado para aquela unidade. Portanto, é indispensável a apresentação de um documento de identificação.

Orientações

Se o contribuinte puder comparecer à agência sem acompanhante ou crianças, esta é uma recomendação importante, visto que as agências deverão respeitar um limite de pessoas no atendimento.

Caso necessite de acompanhante ou não tenha com quem deixar a criança, os mesmos poderão acessar as agências. O uso da máscara é obrigatório.

Propaganda. Role para continuar lendo.

E, se mesmo com agendamento o segurado apresentar algum sintoma da Covid-19, a orientação é não comparecer à agência do INSS e procurar atendimento médico.

Desta forma, será necessário proceder com o reagendamento para o serviço, tão logo passe o período de repouso ou isolamento recomendado pelo serviço médico.

Dentro da agência

Nas salas de espera, para respeitar o distanciamento, algumas cadeiras estarão interditadas e devidamente sinalizadas para que não sejam usadas. É muito importante não desrespeitar esta regra, que permitirá maior organização e segurança dentro das agências do INSS.

Agências do órgão que possuem bebedouros de uso coletivo ou filtros de água terão os mesmos desativados, para a segurança de todos que estarão na agência.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Voz do Povo

Autoridades comentam sobre ações da Semana Nacional do Trânsito em Sorriso. Confira a entrevista ao vivo no programa A Voz do Povo com o...

A Voz do Povo

Meteorologista do INMET, Mamedes Luiz Melo diz que por enquanto as chuvas devem ser pontuais e fracas e que a partir de quarta-feira (23),...

A Voz do Povo

Cobertura sobre visita do presidente Jair Bolsonaro a Sorriso. As entrevistas veiculadas no programa A Voz do Povo com o presidente Jair Bolsonaro, governador...

A Voz do Povo

O advogado, Evandro Vozniak fala sobre representação em desfavor de Adriana Tavares por ofensas à integrantes do PSDB. Confira a entrevista feita por Ivan...

A Voz do Povo

O Corpo de Bombeiros de Sorriso foi acionado para conter o vazamento de um produto químico em uma empresa de defensivos agrícolas. Confira a...

Política

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), abriu processo licitatório para contratação de empresa de engenharia...

Propaganda

Curta a nossa página

+ Mais notícias

Primeiro Impacto

O presidente Jair Messias Bolsonaro acaba de pousar no aeroporto João Figueiredo em Sinop. Bolsonaro vista Sinop e Sorriso nesta sexta-feira (18/09). Centenas de...

Geral

A empresa América Insumos agrícolas e seus clientes desenvolveram a segunda edição do projeto “Colheita do Bem” e arrecadou quase meio milhão de reais...

Geral

A Prefeitura Municipal de Sorriso decretou ponto facultativo nessa sexta-feira (18/09), considerando a ilustre visita do ilustríssimo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro ao...

A Voz do Povo

SES responde as denúncias do Observatório Social MT sobre o alto índice de mortalidade em UTI COVID de Sinop. Confira a nota:

A Voz do Povo

Forte esquema de segurança montado para receber o presidente Jair Bolsonaro no aeroporto de Sorriso. Confira a reportagem de Heverton Luiz:

Polícia

Um funcionário um homem de 31 anos, em surto psicótico na noite desta quinta-feira (17), por volta das 19h10m, com uma pá carregadeira destruiu...

A Voz do Povo

Confira como foi a cobertura jornalística feita pela equipe de jornalismo da Sorriso FM nesta sexta-feira (18/09), com as reportagens de Ivan Oliveira e...

Primeiro Impacto

Presidente Jair Bolsonaro recebeu da Câmara Municipal a honraria do Título de Cidadão Sorrisense. Prefeito Ari Lafin entregou lista das demandas do município.

Propaganda