INSS: sem exigência de prova de vida, benefícios devem seguir até 2022

Com a suspensão da exigência da prova de vida, derrubada na segunda-feira (27) pelo Congresso Nacional, segurados do Instituto Nacional do Segurado Nacional (INSS) não correm o risco de perder o benefício até o fim do ano.

A exigência foi retirada no início da pandemia da covid-19 e incluída em lei para garantir que os segurados não precisassem sair de suas casas até o final deste ano. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vetou, no início do mês, esta passagem de uma lei aprovada no Congresso, e o veto foi derrubado nesta semana.

De acordo com o INSS, 36 milhões de aposentados, pensionistas e segurados já realizaram a prova de vida, mas cerca de 4,9 milhões de pessoas ainda não cumpriram com a exigência. Sem a derrubada do veto, esses segurados poderiam ter o benefício suspenso caso se recusassem a comparecer a alguma agência do INSS.

Até o momento, o INSS ainda não se manifestou sobre a suspensão, mas deve, nos próximos dias, editar uma portaria para orientar os segurados sobre o assunto.

Veja também

Exército fará seleção para alistamento de homens e mulheres na quarta(04)

Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro

Redução de R$ 0,14 no preço da gasolina deve chegar aos postos de Mato Grosso

Guarantã do Norte: Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima após queda de carro em rio

Enamed reforça a importância de fiscalizar cursos

Agências do INSS estarão fechadas de quarta(28) a sexta(30) desta semana