INSS: sem exigência de prova de vida, benefícios devem seguir até 2022

Com a suspensão da exigência da prova de vida, derrubada na segunda-feira (27) pelo Congresso Nacional, segurados do Instituto Nacional do Segurado Nacional (INSS) não correm o risco de perder o benefício até o fim do ano.

A exigência foi retirada no início da pandemia da covid-19 e incluída em lei para garantir que os segurados não precisassem sair de suas casas até o final deste ano. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vetou, no início do mês, esta passagem de uma lei aprovada no Congresso, e o veto foi derrubado nesta semana.

De acordo com o INSS, 36 milhões de aposentados, pensionistas e segurados já realizaram a prova de vida, mas cerca de 4,9 milhões de pessoas ainda não cumpriram com a exigência. Sem a derrubada do veto, esses segurados poderiam ter o benefício suspenso caso se recusassem a comparecer a alguma agência do INSS.

Até o momento, o INSS ainda não se manifestou sobre a suspensão, mas deve, nos próximos dias, editar uma portaria para orientar os segurados sobre o assunto.

Veja também

Homem tenta matar ex-mulher, reage abordagem da PM e acaba morto

Mulher perde controle e capota carro na MT-242; duas crianças estavam no veículo

Duas crianças são resgatadas e pais presos por tráfico de drogas em Sorriso

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos

Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online