Instituto Iari amplia atendimento a autistas pelo SUS em Sorriso

Instituto Iari, de Sorriso, poderá ampliar o atendimento a autistas pelo SUS após nova regulamentação do Ministério da Saúde, permitindo continuidade do acompanhamento além dos 6 anos de idade.

O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta sexta-feira (26) a coordenadora do Instituto Iari – Centro Especializado de Reabilitação de Sorriso –, Ádria Souza, para falar sobre as mudanças no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) oferecido pelo SUS. A novidade veio com a nova linha de cuidados publicada pelo Ministério da Saúde no último dia 18 de setembro.

Segundo Ádria, até então o serviço era restrito a crianças de 0 a 6 anos. Agora, com a regulamentação, o Instituto poderá manter o acompanhamento dos pacientes por mais tempo, conforme a necessidade de cada caso. “É uma conquista importante, porque nos permite dar continuidade ao tratamento e ampliar a qualidade de vida dos nossos pacientes”, afirmou.

Apesar do avanço, a coordenadora lembrou que ainda há desafios: Sorriso conta oficialmente com apenas 27 vagas habilitadas pelo SUS, mas o Instituto já atende 189 pessoas. Além disso, há cerca de 500 pacientes aguardando diagnóstico na fila de espera. A meta da instituição é conseguir atender pelo menos metade desse total ainda neste ano, desde que haja liberação de mais recursos.

Ádria também destacou a implementação de um curso prático voltado aos pais de autistas. A iniciativa busca capacitá-los para lidar com as limitações dos filhos e desenvolver atividades que favoreçam seu progresso no dia a dia.

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Comunidade surda cobra mais acessibilidade em Sorriso

Passeio ciclístico Sicoob Saúde 2025 celebra o Dia Mundial do Coração em Sorriso

Operação Tolerância Zero tem mais uma fase realizada em Sorriso

Operação da FICO cumpre mandados e prende suspeitos de facção criminosa em Sorriso

Sorriso realiza 1.ª Semana de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal em outubro

Sorriso: filho é esfaqueado ao tentar apartar briga do pai e madrasta