Ipem – MT dá dicas no dia mundial do consumidor

Na segunda – feira (15.03) é comemorado mundialmente o dia do consumidor, que tem como objetivo ressaltar a importância dos clientes e também assegurar os seus direitos. Foi pensando nisso, que o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem – MT) preparou algumas dicas, associando a aproximação do período da Semana Santa e a Páscoa.

De acordo com o Presidente do Ipem – MT, Bento Bezerra, os católicos quando forem ao supermercado comprar o seu pescado pré – embalado, devem se atentar ao peso líquido informado na embalagem. “Se o bacalhau estiver com 600 gramas na embalagem, ao colocar na balança deve ter mais que o informado, já que não se deve considerar o peso da embalagem nem a camada de glaciamento”, informa.

Posteriormente, caso o consumidor queira dar uma olhada pelos ovos de páscoa para as crianças é necessário se atentar a detalhes como: a idade recomendável, se apresenta o selo do Inmetro e também o peso líquido na embalagem. “No caso, assim como o peixe, o ovo deve apresentar um peso maior que o informado, já que também apresenta embalagem, e muitas vezes, brindes, como brinquedos ou chocolates”. Os recheios dos ovos caseiros, conhecidos como “ovos de colher”, por outro lado, fazem parte do peso líquido do ovo. “Não devemos nos orientar pela numeração dos ovos, já que uma numeração maior não quer dizer necessariamente mais chocolate.”

Mais adiante, ao comprar o chocolate, o consumidor deve prestar atenção com os barbantes, grampos e outras embalagens, se dada a uma criança, pois podem ocasionar danos como sufocamento e engasgamento.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva