Jogos das Escolas Estaduais Militares vão reunir 1.817 estudantes em seis modalidades

Os estudantes das escolas militares da Rede Estadual de Ensino retornaram às salas de aula com mais uma motivação: eles terão até o dia 28 deste mês para confirmar as equipes que participarão do 2º Jogos das Escolas Estaduais Militares.  O campeonato vai acontecer de 11 a 20 de agosto, em Cuiabá, e envolverá todas as 22 Escolas Estaduais Militares Tiradentes (PMMT), além das 04 Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II (BMMT).

A etapa de confirmação das equipes é coordenada pela gestão de cada escola. As modalidades disputadas serão basquete, futsal, vôlei, handebol, pega-ladrão e xadrez, divididas em grupos pelos ginásios esportivos do Quilombo, Lixeira, Dom Aquino, Verdinho, e as quadras da Escola Presidente Médici e do SESC. A abertura oficial será no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins.

“Por meio de parceria entre a Seduc e a Secel, os estudantes serão alojados em espaços adequados nas escolas Tiradentes e Dom Pedro II de Cuiabá e, também, na Escola Tiradentes de Várzea Grande”, explica o coronel PM André Avelino Neto, da Coordenadoria de Escolas Militares da Seduc.

A expectativa, segundo o coordenador, é receber cerca de 1.817 atletas e dirigentes. “Daremos todo o apoio logístico, como hospedagem, alimentação e transporte aos participantes, por meio de parceria entre a Seduc e Secel. Sem contar que queremos a participação, de alguma forma, da torcida de todos os 18 mil estudantes das escolas militares e os demais das 641 escolas regulares, sobretudo os estudantes de Cuiabá e de Várzea Grande. Vamos lotar os ginásios”.

O coronel explica que o evento tem como meta promover a integração e o protagonismo estudantil entre os jovens, proporcionando uma competição saudável e fortalecendo os laços entre as escolas participantes. “A expectativa é de que as disputas sejam emocionantes e atraiam um grande número de espectadores durante os dias de competições”.

O estudante Saymon Lopes Georg, 16 Anos, do 2 Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Militar Tiradentes, de Nova Mutum, é o presidente do Grêmio Estudantil ‘Geração Acadêmica Consciente’ e um dos incentivadores do evento. “Vou participar com o nosso time de basquete sub-17 e tenho divulgado muito, pois, além de incentivar a prática esportiva, o evento fortalece valores como trabalho em equipe, espírito esportivo e respeito mútuo”, disse.

Para o estudante, só em divulgar o nome da sua escola entre os demais colegas de Mato Grosso, já é uma grande realização. “Tenho orgulho em fazer parte da instituição e isso me honra muito”.

Quem também está levando o evento muito a sério é a estudante Ana Vitória Reversi Nascimento, 16 anos, do 2º Ano. Participante do grêmio junto com o colega Saymon, onde atua como secretária de Saúde e Meio Ambiente, é também uma incentivadora dos jogos. “Vou participar com a nossa equipe de Futsal Sub-17 e vamos conquistar medalhas. Afinal, já carrego vitória até em meu nome”, brinca. Segundo ela, “será uma oportunidade de conhecer pessoas e a cultura de outras regiões de Mato Grosso”.

Coronel Neto conta que os vencedores receberão medalhas e troféus, mas, o mais importante é a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes das escolas militares. “Essa é uma ação que contribui para a formação integral destes jovens, promovendo valores essenciais para sua vida pessoal, educacional e profissional no futuro”, finaliza.

A competição é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Abertas inscrições para a 9.ª Corrida da Soja em Sorriso

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying