Jonas Pinheiro recebeu curso de Transformação Caseira de Embutidos de Frango

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

Inovar. Criar oportunidades por meio de novos sabores. Já pensou nisso? Pois foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inovou na semana passada e ofertou um curso de Transformação Caseira de Embutidos e Defumados de Frango – quem participou aprendeu a dar ainda mais sabor ao nosso bom e velho frango caipira.

Foram 40 horas de atividades em que dez participantes do Assentamento Jonas Pinheiro aprenderam a defumar e também fazer pratos como hambúrguer e salsinha de frango. E a responsável pelo curso foi a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), engenheira de alimentos com mestrado em Ciências dos Alimentos, Tatiane Rodrigues Silva.

Nesse curso específico, foram repassadas técnicas de desossa do frango: inteiro, tipo rocambole, coxas, sobrecoxas, asas. Tatiane detalha que a partir da matéria-prima, no caso o frango, o grupo desenvolveu os embutidos frescais e defumados. “Foram feitos linguiça apimentada, linguiça tipo toscana, salame e linguiça tipo calabresa; no curso também realizamos hambúrguer, nuggets entre outros subprodutos; é uma opção para desenvolver e agregar novos sabores e aromas”, diz. A instrutora acrescenta que essa é uma capacitação em que o participante “aprende a fazer, fazendo!”

Tatiane explica que o SENAR/MT juntamente com a Prefeitura, Sindicato Rural de Sorriso e demais parceiros, busca trazer eventos com o objetivo de dar opções de renda e de inserção dos participantes no mercado de trabalho. A instrutora já atua há oito anos ministrando capacitações como essa e completa que “tenho um imenso prazer em realizar esse trabalho; em conhecer cada município de Mato Grosso, cada assentamento, fazenda, sítios, em que sempre encontro pessoas simples e de um coração gigante”, frisa.

O secretário-adjunto da SAMA, Márcio Khun, destaca que rotineiramente a pasta oferta cursos. Interessados em saber mais detalhes e ou participar de algum evento podem procurar diretamente a SAMA no horário das 7 às 13 horas na Rua Cândido Rondon, ao lado da Praça Antenor Balbinot ou ligar no 3545-8353.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-17T083419.586

Ganha Tempo de Sorriso emite RGs em horário especial

33f274e0-aacd-4596-861b-c894f14558c2-800x556

Pioneiro de Nova Mutum e pai de vice-presidente da Aprosoja morre aos 77 anos

thumb__600_0_0_0_auto

Sorriso abre todas unidades de saúde a noite para fazer exame preventivo colo do útero e vacina contra gripe

direitos

Governo consegue na Justiça direito de pagar empresas; mercados precisam se credenciar

WhatsApp Image 2022-05-16 at 09.19.02

Sorriso: morre o pioneiro Elírio Daroit, popular Nini Daroit

bope

Policiais militares do Bope salvam recém-nascido engasgado e desacordado na Capital