Jonas Pinheiro recebeu curso de Transformação Caseira de Embutidos de Frango

Inovar. Criar oportunidades por meio de novos sabores. Já pensou nisso? Pois foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inovou na semana passada e ofertou um curso de Transformação Caseira de Embutidos e Defumados de Frango – quem participou aprendeu a dar ainda mais sabor ao nosso bom e velho frango caipira.

Foram 40 horas de atividades em que dez participantes do Assentamento Jonas Pinheiro aprenderam a defumar e também fazer pratos como hambúrguer e salsinha de frango. E a responsável pelo curso foi a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), engenheira de alimentos com mestrado em Ciências dos Alimentos, Tatiane Rodrigues Silva.

Nesse curso específico, foram repassadas técnicas de desossa do frango: inteiro, tipo rocambole, coxas, sobrecoxas, asas. Tatiane detalha que a partir da matéria-prima, no caso o frango, o grupo desenvolveu os embutidos frescais e defumados. “Foram feitos linguiça apimentada, linguiça tipo toscana, salame e linguiça tipo calabresa; no curso também realizamos hambúrguer, nuggets entre outros subprodutos; é uma opção para desenvolver e agregar novos sabores e aromas”, diz. A instrutora acrescenta que essa é uma capacitação em que o participante “aprende a fazer, fazendo!”

Tatiane explica que o SENAR/MT juntamente com a Prefeitura, Sindicato Rural de Sorriso e demais parceiros, busca trazer eventos com o objetivo de dar opções de renda e de inserção dos participantes no mercado de trabalho. A instrutora já atua há oito anos ministrando capacitações como essa e completa que “tenho um imenso prazer em realizar esse trabalho; em conhecer cada município de Mato Grosso, cada assentamento, fazenda, sítios, em que sempre encontro pessoas simples e de um coração gigante”, frisa.

O secretário-adjunto da SAMA, Márcio Khun, destaca que rotineiramente a pasta oferta cursos. Interessados em saber mais detalhes e ou participar de algum evento podem procurar diretamente a SAMA no horário das 7 às 13 horas na Rua Cândido Rondon, ao lado da Praça Antenor Balbinot ou ligar no 3545-8353.

galeria de imagens

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril