Jovens de Sorriso recebem bolsa de estudo e formação em comunicação e cultura

Contemplado no edital Conexão Cultura Jovem da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o laboratório de comunicação e cultura (LabCom) Ribalta está oferecendo formação e bolsa de estudo a 40 jovens de Sorriso, município a 400 km da capital mato-grossense. As atividades tiveram início no dia 1º fevereiro com quatro oficinas de capacitação nas áreas de criação, conteúdo, redes sociais e planejamento de projetos socioculturais.

Além dos conhecimentos que serão adquiridos durante quatro meses, cada um dos participantes do projeto recebe bolsa de estudo mensal de R$ 400,00. Moradores de residenciais dos programas habitacionais do município, os jovens foram selecionados por meio de avaliação social, que considerou o bairro de residência e renda familiar. Também foi levado em conta a motivação e interesse em participar da oficina escolhida.

“Temos certeza de que o projeto vai ser muito positivo na vida profissional desses jovens, pois a economia no município está em pleno crescimento, com vagas nessas áreas de comunicação e cultura. O objetivo do LabCom Ribalta é garantir que todos estejam  aptos a ingressarem no mercado de trabalho”, comenta Francisco Guimarães, diretor de produção cultural do projeto.

Produção e edição de vídeos, designer gráfico, comunicação visual, roteiros, técnicas jornalísticas e marketing digital são algumas das aulas que fazem parte da grade curricular. Na oficina de planejamento de projetos socioculturais,  os estudantes aprendem a transformar uma ideia criativa numa ação que possa impactar e mudar a realidade de sua comunidade.

Divulgação

Com 10 alunos por oficina, o processo de aprendizagem ocorrre em formato híbrido, com aulas presenciais e conteúdos online. As aulas presenciais ocorrem na sede do LabCom Ribalta, localizado no bairro Bela Vista, em Sorriso.

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso