Novo serviço foi pensado para trazer mais praticidade ao empresário, que precisava preencher vários formulários para obter documentos
A emissão de certidões simplificadas por meio do WhatsApp, novo serviço oferecido de forma on-line pela Jucemat, já está em funcionamento e foi lançada na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), na manhã desta segunda-feira (13.10).
Essa nova modalidade de serviços foi desenvolvida por representantes do convênio Redesim Conectada da Junta Comercial. O gerente de integração do convênio, Rafael Vitaliano, afirma que, antes da implementação, a complexidade e burocracia para a emissão eram barreiras que inibiam a retirada das certidões.
“Esse novo serviço foi pensado para trazer mais praticidade ao cidadão, permitindo que todo o processo seja feito diretamente pelo WhatsApp, de forma simples e rápida. Em poucos minutos, o usuário consegue solicitar e receber o boleto com segurança. Tudo isso em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção dos seus dados”, disse Vitaliano.
A certidão, no âmbito da Junta Comercial, é um documento que atesta a autenticidade e veracidade de informações contidas nos registros empresariais e mercantis. Anteriormente, a emissão era realizada a partir do preenchimento de vários formulários disponíveis em portais eletrônicos. Agora, este serviço está integrado ao WhatsApp, garantindo mais simplicidade no processo. O atendimento é feito por um robô.
O secretário-geral da Jucemat, Kenner Langner, reforça a facilidade que a plataforma de mensagens garante na condução da demanda. “Nós trazemos um dos principais serviços da Junta Comercial, provavelmente o serviço mais demandado, para uma ferramenta que a maioria dos brasileiros está acostumada a utilizar, o WhatsApp. Isso reduz etapas, tornando o processo menos burocrático e mais acessível para todas as pessoas”, disse.
O vogal da Jucemat que representa o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT), Wilson Rodrigues, elogiou a nova implementação. “A Junta Comercial sempre nos surpreende positivamente, buscando excelência na operação dos sistemas de serviços ofertados. O processo se mostra bem dinâmico e transparente, em que leigos e empresários têm igual acesso no ato de emissão da certidão”.
Veja passo a passo para a emissão:
Etapa 1: Início do Atendimento e Identificação — a conversa tem início quando o usuário entra em contato. O sistema se apresenta e solicita o CPF do solicitante para dar continuidade ao atendimento.
Etapa 2: Localização e Confirmação da Empresa — após a verificação do CPF e a autorização do usuário em conformidade com a Política de Privacidade (LGPD), é solicitado o CNPJ ou a Razão Social da empresa. O sistema realiza a busca e exibe as informações para validação.
Etapa 3: Emissão da Guia de Arrecadação (DAE)
Etapa 4: Disponibilização e Pagamento do Boleto
Etapa 5: Entrega da Certidão
Assim que o pagamento da guia é identificado, a certidão simplificada é gerada automaticamente e enviada ao usuário pelo mesmo chat do WhatsApp.