Os judocas Arthur Silva e Érika Zoaga, conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na manhã deste sábado (7).
Arthur derrotou um britânico, Daniel Powell, na categoria 90 kg, enquanto Érika foi superada por uma atleta ucraniana, Anastasiia Harnyk, líder do ranking, na categoria 70 kg e garantiu a medalha de prata para Mato Grosso e o Brasil. Ambos são da classe J1 do judô para atletas cegos.
Essa é a 4° participação de Arthur, que representou o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), em Paralimpíadas e sua primeira medalha. Já Érika, que é da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), está em sua primeira edição dos Jogos Paralímpicos.
“É muito orgulho! Parabenizo demais a Érika e o Arthur, que colocaram nosso Estado e país no pódio do maior evento esportivo paralímpico do mundo. Chegamos com muita força para essa edição dos Jogos Paralímpicos. Eles são dois gigantes no tatame! Essa conquista só mostra o tamanho da força de Mato Grosso no paradesporto e que estamos no caminho certo com eficiência de incentivos”, celebrou o secretário da Secel, David Moura.
Arthur e Érika fazem parte da delegação paralímpica de judô brasileiro e confirmaram seu favoritismo ao conquistar medalhas paralímpicas, após um ciclo repleto de vitórias que antecederam os Jogos de Paris, que foram essenciais para o ranking mundial e classificação para a competição.
Até o momento, o Time Brasil Paralímpico tem 80 medalhas conquistadas.