Juiz recebe denúncia e acusado de matar duas irmãs enquanto fugia da polícia vira réu

A 1ª Vara Criminal de Rondonópolis, distante 212 km de Cuiabá, foi palco nesta segunda-feira (21) do recebimento da denúncia apresentada pela 6ª Promotoria de Justiça Criminal da comarca contra João Vitor Barbosa da Cruz, de 21 anos. As acusações dizem respeito a dois homicídios qualificados e três homicídios tentados, todos decorrentes de um trágico acidente de trânsito que ocorreu em 31 de julho deste ano. O jovem João Vitor, dirigindo um veículo furtado e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), colidiu violentamente, resultando na morte das crianças Ysabela Raiane Rodrigues dos Santos, 7 anos, e Brenda Raquely Rodrigues dos Santos, 9 anos. O acusado encontra-se detido na Cadeia Pública de Primavera do Leste.

A denúncia aponta que, agindo com dolo eventual, por motivo torpe, emprego de meio que resultou em perigo comum e recurso que dificultou a defesa das vítimas, João Vitor causou as mortes das crianças. Além disso, ele é acusado de tentativas de homicídio com as mesmas qualificadoras, direcionadas a Isabel Vanessa dos Santos, 37 anos, Paulo Eduardo Vidal dos Santos, 39 anos, e Luiz Eduardo Rodrigues dos Santos, 9 anos.

Segundo as investigações, João Vitor estava ao volante de uma camionete Amarok e dirigia em alta velocidade, desconsiderando as normas de trânsito e assumindo os riscos envolvidos. Após os policiais militares tentarem pará-lo, o acusado fugiu, iniciando uma perseguição que culminou em uma colisão com um veículo Gol, onde a família das vítimas se encontrava. As duas meninas perderam a vida instantaneamente, enquanto as outras vítimas foram socorridas para atendimento médico.

Após o acidente, João Vitor fugiu do local, mas foi posteriormente detido no início do mês de agosto no interior de uma igreja em Primavera do Leste.

O promotor de Justiça Fernando de Almeida Bosso concluiu que o denunciado agiu com dolo eventual ao conduzir um veículo furtado sem CNH, em alta velocidade, durante a noite, desrespeitando sinalizações e ordens de parada da Polícia Militar, e fugindo do local do acidente. A combinação de todos esses fatores evidencia a gravidade dos crimes cometidos, que envolvem não apenas a morte de duas crianças, mas também a colocação em perigo da vida de outras pessoas.

As acusações alegam que o réu, ao conduzir-se dessa forma, demonstrou aceitar o resultado letal como consequência de suas ações, caracterizando o dolo eventual. O caso está agora sob os olhos da Justiça, que determinará os próximos passos do processo judicial.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC