Juíza mantem preso homem que matou enteado de 5 anos

Em decisão publicada na sexta-feira (1), a juíza Paula Tathiana Pinheiro, da 3ª Vara de Colíder (650 km ao norte) manteve a prisão preventiva de José Edson de Santana, pronunciado pelo homicídio do pequeno Davi Heitor Prates, 5, em março de 2023. A magistrada considerou a liberdade traria “gravoso risco à garantia da ordem pública”.

A juíza explicou que, conforme determina o Código de Processo penal (CPP), a revisão da necessidade da prisão preventiva deve ocorrer a cada 90 dias. José Edson de Santana está preso desde março de 2023 e a magistrada entendeu que é preciso manter a privação da liberdade dele.

“A fundamentação da medida extrema restou perfeitamente justificada […] e não se verificou qualquer alteração substancialmente fática […]. Ao contrário, a conclusão das investigações apontou para a suposta prática de delito de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, em face de vítima sobremaneira vulnerável, a evidenciar gravoso risco à garantia da ordem pública”, disse.

Ela ainda citou que em pouco mais de 9 meses o réu já foi denunciado e pronunciado para ser julgado pelo Tribunal do Júri, sendo assim, não há o que se falar em excesso de prazo. Com isso ela manteve a prisão preventiva de José Edson.

O caso

Crime ocorreu no dia 3 de março, quando Davi brincava com o irmão caçula na rua de casa enquanto a mãe fazia o almoço.

Quando o irmão menor entrou para beber água e voltou, a vítima não estava mais no local. As buscas então começaram e a investigação chegou ao acusado, que narrou o crime.

José relatou em depoimento que conversou com o menino, que o conhecia, pois o suspeito tinha namorado a mãe do menor. Abusando da confiança da criança, homem colocou a vítima na garupa da moto dizendo que iriam almoçar em um restaurante.

No trajeto, mudou o caminho e disse ao menino que iriam pescar.

“Que em determinado momento foram para debaixo da ponte, e lá o homem asfixiou com suas mãos as vias aéreas da criança, que chegou a se debater por 4 ou 5 minutos, e após esta desmaiar, amarrou a perna de Davi a uma pedra com uma corda, e em seguida o atirou no rio”, consta nos autos.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC