Na tarde desta quinta-feira (01), a Justiça Eleitoral de Sorriso promoveu uma reunião com partidos políticos e pré-candidatos ao pleito eleitoral de 2024. O encontro teve como objetivo discutir questões relacionadas à propaganda eleitoral, cota de gênero e fornecer orientações gerais.
Um dos principais temas abordados foi o uso de carros de som. A Dra. Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, Juíza Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, explicou que a intenção é alcançar um consenso para o não uso de carros de som, conforme ocorreu nas últimas eleições. “Vamos tentar este ano repetir o que aconteceu nas últimas eleições, quando todos, em consenso, decidiram pelo não uso de carros de som. Eles são permitidos somente nas carreatas. Os carros de som rodando na cidade não são permitidos. Vamos ver se neste ano terão o bom senso de não usar nas carreatas. Como é permitido legalmente, tem que haver consenso”, explicou.
Não houve uma decisão definitiva sobre o tema, que será discutido novamente em uma reunião após a definição das candidaturas. Uma nova reunião será agendada para tal.
A Dra. Emanuelle também destacou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está focado na cota de gênero e na luta contra fake news nas redes sociais. “Candidatos que decidirem agir em desconformidade com as determinações serão penalizados. Se a propaganda estiver em desacordo e chegar à Justiça, haverá consequências, podendo, inclusive, haver cancelamento de diplomação e posse futuramente”, afirmou a juíza.
O Promotor Eleitoral, Dr. Márcio Florestan, também participou da reunião, enfatizando a importância da orientação aos pré-candidatos e partidos. “É uma reunião orientativa, preparatória, de diálogo com as lideranças de partidos dos municípios que integram a nossa região. Calendário eleitoral e orientações com diálogo construtivo para uma eleição com respeito mútuo, cumprimento de normas, sem corrupção, com respeito aos eleitores, sem preconceito e livre de fake news”, disse.
O presidente do PL, Cláudio Oliveira, foi um dos participantes do encontro e elogiou a iniciativa do Poder Judiciário. “É de grande importância este relacionamento do Judiciário com partidos e pré-candidatos, para que não haja erro durante a campanha. Quero parabenizar o Poder Judiciário pela iniciativa”, afirmou.