Justiça sobe pena de casal condenado por morte de idoso queimado em casa

Justiça acatou pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e aumentou o tempo de prisão de Nair Yoshiko Ono e Antônio José Soares da Silva. Casal foi condenado a 48 anos e 10 meses inicialmente, mas com a decisão ficará detido por 54 anos e 8 meses.

Resultado da decisão foi divulgado pelo MPMT nesta quinta-feira (17). Conforme noticiado pela reportagem, casal foi condenado pelo assassinato de Toshio Ono, 77 anos. Idoso morreu carbonizado dentro da casa onde morava.

A pena inicial de Nair Yoshiko Ono era de 24 anos, 10 meses e 20 dias e subiu para 26 anos e 8 meses. Já a de Antônio José Soares da Silva passou de 24 anos de reclusão para 28 anos.

Por unanimidade, a 1ª Câmara Criminal desproveu a apelação criminal interposta pela defesa, que requeria anulação da sentença ou redução das penas.

Casal foi julgado e condenado pelo tribunal do júri de Mirassol D’Oeste em de fevereiro deste ano. Crime, contudo, ocorreu em junho de 2021 e foi praticado por motivo torpe, com emprego de fogo e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

Casal morava com a vítima na casa em que o homicídio aconteceu. Um dia antes do incêndio, Toshio procurou o Conselho Municipal do Idoso para relatar que vinha sofrendo maus-tratos dos familiares, com o intuito de dar um basta na situação de perigo em que se encontrava e diminuir a influência que o casal denunciado tinha sobre seus bens, cartões e benefícios.

No mesmo dia, Antônio e Nair planejaram retirar móveis e roupas da residência do pai dela e levaram para uma edícula no fundo da residência.

“Queriam preservar seus pertences dos danos do incêndio criminosos que iniciariam. Não bastasse, Antônio adquiriu combustível e o armazenou num galão para utilizá-lo no crime, possibilitando que o fogo tomasse grandes proporções, como, de fato, aconteceu. Destaca-se que ambos moravam no mesmo imóvel que a vítima e realizaram a mudança tão somente no dia do incêndio”, consta na denúncia. Assim, durante a madrugada, atearam fogo na casa do idoso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal