Laboratório de Arboviroses de Sorriso atende em novo endereço

Agora localizado na Avenida Porto Alegre, entre a UPA Sara Akemi Ichicava e a Farmácia Central, o espaço foi ampliado para atender à crescente demanda por diagnósticos de doenças como dengue, zika e chikungunya

Desde a última sexta-feira, 17 de maio, o Laboratório Municipal de Arboviroses passou a funcionar em novo endereço e já demonstrou alta demanda logo nas primeiras horas. Entre 7h e 9h da manhã do dia da mudança, a equipe realizou 71 exames clínicos. A nova sede está localizada na Avenida Porto Alegre, entre a UPA Sara Akemi Ichicava e a Farmácia Central Takeo Watanabe, em um espaço mais amplo e estruturado para atender tanto os profissionais quanto os pacientes.

Anteriormente, os atendimentos eram realizados no PSF da Área Verde, como medida provisória enquanto o prédio atual passava por adequações. Com o aumento significativo no fluxo de pacientes, a Administração Municipal priorizou a mudança para um espaço exclusivo, que antes era ocupado pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Somente em 2025, entre 1.º de janeiro e a manhã de 17 de maio, o Laboratório já contabilizou 3.590 exames clínicos. Segundo a coordenadora da unidade, Ítala Ferraz, o espaço é responsável por exames relacionados a arboviroses — doenças virais transmitidas por artrópodes, como o mosquito Aedes aegypti. Os testes mais comuns são para dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de exames para hanseníase, tuberculose, leishmaniose e malária.

Ítala destaca que, além dos testes rápidos aplicados conforme o tempo de sintomas apresentados, o Laboratório também realiza coletas que são encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Cuiabá, responsável pela análise e envio dos resultados.

Todos os pacientes atendidos no Laboratório Municipal são encaminhados para continuidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na UPA Sara Akemi Ichicava. A coordenadora reforça que todas as unidades de saúde do município já foram notificadas sobre o novo endereço e lembra que o contato com o Laboratório também pode ser feito pelo telefone (66) 3545-8075.

O atendimento ao público segue de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

galeria de imagens

Veja também

Campanha antimanicomial é tema de entrevista com o psiquiatra Dr. Rafael Giust

Programa “A Voz do Povo” aborda a importância do Maio Laranja

Pesquisa de MT aponta que exercícios físicos podem ser aliados no tratamento contra o câncer

Sesp já capacitou cerca de 600 profissionais para reforçar fiscalizações da Operação Lei Seca em MT

Médico é indiciado por 7 crimes após morte da namorada de 15 anos

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo