Lançada oficialmente a colheita da safra de soja no Brasil

O município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, sediou pela primeira vez a Abertura Nacional da Colheita da Soja, nesta quinta-feira, 4. Considerado um dos mais importantes da sojicultura brasileira, o evento foi uma grande festa, com direito a debates pertinentes ao setor, informações meteorológicas para os próximos meses e o lançamento do prêmio Personagem Soja Brasil safra 2020/2021.

O presidente da Aprosoja Bahia, Alan Juliani, agradeceu por Luís Eduardo Magalhães ter sido escolhido para sediar este grande evento. “Representamos não só o oeste da Bahia, mas o Matopiba. Mostramos a nossa qualidade e a tecnologia de produção. Este é um município, que há 30 anos não produzia nada, agora é o maior produtor de soja do Nordeste”, destacou.

Juliani foi seguido pelo presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, que exaltou o trabalho dos produtores que mudaram a face do oeste da Bahia. “Transformaram um solo pobre em gerador de riquezas e produção. Parabéns aos produtores e empresários que acreditaram nesta região”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Cícero Teixeira, também se mostrou contente com os resultados, mas pede ajuda ao poder público para melhorar a infraestrutura de escoamento.

O prefeito Junior Maraba afirmou que sua gestão tentará facilitar a vida do produtor. “Sabemos da dificuldade, da luta muitas vezes para o escoamento dos grãos. Estamos aí para ajudar”, declarou.

O evento foi realizado na área que pertence à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), dentro do complexo da Bahia Farm Show. Segundo o presidente da entidade, Odacil Ranzi, ele não pensou duas vezes quando o convite foi feito. “Quando o Alan Juliani me ligou, não demorei um segundo para liberar tudo o que precisava para realizar este grande evento. Aiba é uma associação, que assim como os sindicatos, trabalha em prol da agricultura”, declarou.

Otimismo no agronegócio brasileiro

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também participou da Abertura Nacional da Colheita da Soja, virtualmente. Em discurso aos produtores rurais de todo o Brasil, ela evidenciou que o cenário é de otimismo.

“A soja demonstra que é o carro chefe dos nossos grãos, produzindo cada vez mais, gerando emprego e renda e usando tecnologia. A demanda mundial crescente deve continuar por mais dois anos. Temos todos os motivos para acreditar que a soja brasileira precisará continuar sendo produzida nos atuais volumes, pois a demanda mundial vai continuar crescendo”, disse.

A ministra reforçou que muito tem se cobrado da soja nacional, como certificação e rastreabilidade, algo que o Brasil deve avançar e reforçar o compromisso do campo com as legislações. “É dia de comemorar e começar uma safra espetacular. O ouro do agro brasileiro vai ser cada vez mais respeitado, mostrando a qualidade e a sustentabilidade com que produtores plantam e colhem a sua soja”, concluiu.

Ainda no tema sustentabilidade, o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, defendeu que o Brasil só precisa mostrar os resultados do trabalho dos produtores, que é o mais sustentável do planeta.

De acordo com Nepomuceno, só com fixação biológica de nitrogênio, o Brasil deixou de emitir 180 milhões de toneladas de CO2 equivalente no ano passado. O plantio direto, que é usado em cerca de 60% das lavouras brasileiras, economiza a utilização de maquinário e, com isso, deixaram de ser consumidos 1,3 bilhão de litros de diesel. “Temos que defender isso”, afirmou.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil