Lançamento do Polo Irrigação BR 163 visa impulsionar a agricultura em Sorriso

Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 06 e 07 de junho, respectivamente, será realizado o lançamento do Polo Irrigação BR 163 (Alto Teles Pires) em Sorriso. O evento, que terá início às 8 horas, ocorrerá no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi. A iniciativa é promovida pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Marcelo Lincoln, gestor da pasta da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), destaca que esse lançamento é fruto de um trabalho contínuo em parceria, que trará muitos pontos positivos para Sorriso. O Polo Irrigação BR 163 se junta aos outros dois polos existentes em Mato Grosso, o Polo de Irrigação Sustentável do Sul de Mato Grosso e o Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu, que têm trazido resultados significativos para os municípios envolvidos, aumentando a produtividade e promovendo o desenvolvimento local.

Os Polos de Agricultura Irrigada buscam impulsionar o setor agrícola por meio da irrigação, reunindo governos, setor privado e produtores em regiões com produção irrigada. O trabalho dos polos acontece em quatro fases: definição de lideranças e parceiros técnicos, identificação dos aglomerados produtivos irrigados e dos polos, elaboração de projetos e formação do Grupo Gestor, e acompanhamento e gestão dos projetos prioritários.

O Polo Irrigação BR 163 promete impulsionar ainda mais a agricultura na região, trazendo benefícios econômicos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.

Meio Ambiente

Além do lançamento do Polo Irrigação BR 163, foi realizada uma palestra sobre o uso racional da água na Agenda do Meio Ambiente 2023. Eduardo Balbinot, representante da APROFIR, abordou a importância da irrigação nesse contexto. A palestra ocorreu nesta segunda-feira, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A Agenda do Meio Ambiente 2023 é uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e o IFMT.

Veja também

Diamond Park: inovando o Conceito de Moradia em Sorriso

Fumaça na sala de embarque do aeroporto Marechal Rondon assusta passageiros

Ex-padrasto é preso pela Polícia Civil após abusar sexualmente de adolescente e induzi-la a aborto

SORRISO: mulher é espancada com pedaço de madeira no Jardim Tropical após desentendimento

SORRISO: homem supostamente embriagado provoca acidente na Avenida Brasil

SORRISO: Empresário morre após cair em lago artificial na região do Rio Teles Pires