Laudo preliminar do Lacem diz que bebê que morreu na UPA de Sorriso estava com Covid

Sobre o caso, o secretário de saúde de Sorriso, Luiz Fábio Marchioro falou à imprensa sorrisense na manhã desta 5ª-feira (01-06). Segundo ele, o laudo do Laboratório Central de Mato Grosso confirmou que o bebê foi acometido por Covid-19.

O laudo preliminar foi encaminhado à pasta na noite desta quarta-feira (31). “Mandamos para o Lacem amostras de secreção nasal e da garganta do bebê que deram negativo para gripe e positivo para o corona vírus. Este foi o primeiro laudo. Não levaríamos a público, mas a própria família expôs”, destacou o secretário.

Ele ressaltou que a família foi informado imediatamente quando o laudo foi recebido e que foram ofertados testes e vacinas para os familiares.

A sindicância aberta para investigar a conduta dos profissionais que acompanharam a criança desde a gestação continua, segundo o secretário. “Temos a investigação que está transcorrendo ainda e nossa equipe está trazendo tanto detalhes técnico quanto científicos. Uma análise genômica vai inclusive detectar qual a cepa que essa criança tinha”, destacou.

Luiz Fábio confirmou que, embora as criança não pudesse tomar a vacina, porque apenas tinha dois meses, o teste poderia ter sido feito. “Não estamos dizendo que houve algo errado ou que não houve. Estamos investigando porque foram três profissionais diferentes que atenderam a criança e não sugeriram que fosse Covid e não fizeram testes. Temos testes em todas as unidades disponíveis, como também temos vacina à disposição da população. E também quero dizer que confiamos em nossa equipe que está atendendo a população”, declarou.

Veja também

Sorriso: motociclista fica gravemente ferido após bater cabeça contra parede de loja na Brescansin

Perdeu o controle: caminhão carregado com carvão tomba em rotatória da BR-163 em Sorriso

Correria no Park Shopping: segurança flagra furto e impede fuga de dupla

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Campanha “Amigos do Sangue” encerra edição 2025 com voos panorâmicos para doadores em Sorriso

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de crimes motivados por disputas de terra no interior de MT