Laudo preliminar do Lacem diz que bebê que morreu na UPA de Sorriso estava com Covid

Sobre o caso, o secretário de saúde de Sorriso, Luiz Fábio Marchioro falou à imprensa sorrisense na manhã desta 5ª-feira (01-06). Segundo ele, o laudo do Laboratório Central de Mato Grosso confirmou que o bebê foi acometido por Covid-19.

O laudo preliminar foi encaminhado à pasta na noite desta quarta-feira (31). “Mandamos para o Lacem amostras de secreção nasal e da garganta do bebê que deram negativo para gripe e positivo para o corona vírus. Este foi o primeiro laudo. Não levaríamos a público, mas a própria família expôs”, destacou o secretário.

Ele ressaltou que a família foi informado imediatamente quando o laudo foi recebido e que foram ofertados testes e vacinas para os familiares.

A sindicância aberta para investigar a conduta dos profissionais que acompanharam a criança desde a gestação continua, segundo o secretário. “Temos a investigação que está transcorrendo ainda e nossa equipe está trazendo tanto detalhes técnico quanto científicos. Uma análise genômica vai inclusive detectar qual a cepa que essa criança tinha”, destacou.

Luiz Fábio confirmou que, embora as criança não pudesse tomar a vacina, porque apenas tinha dois meses, o teste poderia ter sido feito. “Não estamos dizendo que houve algo errado ou que não houve. Estamos investigando porque foram três profissionais diferentes que atenderam a criança e não sugeriram que fosse Covid e não fizeram testes. Temos testes em todas as unidades disponíveis, como também temos vacina à disposição da população. E também quero dizer que confiamos em nossa equipe que está atendendo a população”, declarou.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo