Lei que cria Sítio Pesqueiro Estadual do Teles Pires não autoriza pesca em período de defeso, esclarece a Sema

A Lei Estadual nº 13.012/1015 ainda depende de regulamentação, avaliação e estudos sobre os critérios que deverão ser observados.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) esclarece que a Lei Estadual 13.012/25, que institui o Sítio Pesqueiro Estadual do Teles Pires, na região de Sinop, não autoriza a pesca na modalidade “pesque e solte” no período de defeso da piracema, que começa na próxima semana.

Ao contrário do que vem sendo veiculado nas redes sociais, nesse período,  entre 1º de outubro até 31 de janeiro de 2026, somente a pesca de subsistência para ribeirinhos está autorizada, respeitando a lista de espécies proibidas e os tamanhos mínimos de capturas estabelecidas na legislação.

O secretário de Estado de Meio Ambiente em exercício, Alex Marega, explica que a Lei Estadual nº 13.012/1015 estabelece que a pesca desportiva no período de defeso da piracema somente poderá ser autorizada mediante ato específico da autoridade ambiental, desde que comprovada sua não interferência na reprodução das espécies.

Esclareceu também que a lei em questão ainda depende de regulamentação, avaliação e estudos sobre os critérios que deverão ser observados.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Coordenador do Eco Sorriso anuncia no A Voz do Povo ampliação da coleta seletiva para mais 25 bairros

AgriHub conecta produtores a tecnologias para prevenção de incêndios

Período proibitivo de uso do fogo começou nesta quarta (1º); bombeiros alertam para estiagem severa

Período proibitivo de queimadas começa em Mato Grosso; Bombeiros reforçam alerta à população

Sema apreende 22 quilos de pescado e de carne de jacaré

Polícia Ambiental encontra 11 armas de fogo, munições e pássaros em cativeiro na região do Rio Teles Pires