Em uma operação conjunta nesta quinta-feira (26), forças de segurança pública de Mato Grosso e Paraná efetuaram a prisão de um foragido considerado liderança de uma facção criminosa que opera em Sorriso e região. A ação foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT), em parceria com o 12º Batalhão de Polícia Militar de Sorriso e o BPRONE da Polícia Militar do Paraná.
O criminoso, classificado como de alta periculosidade, era um dos principais alvos da Operação Dissidência e da Operação Xeque-Mate, ambas deflagradas para desarticular grupos responsáveis pelo aumento da violência na cidade. No ano de 2023, o suspeito conseguiu fugir de uma ação do BOPE e da Força Tática de Mato Grosso, marcada por uma intensa troca de tiros que resultou na morte de um comparsa.
Desde então, a FICCO-MT intensificou as investigações, culminando na captura do criminoso na cidade de Fazenda do Rio Grande/PR. Durante a abordagem, ele tentou utilizar um documento falso, o que resultou em sua prisão também por flagrante delito. O suspeito foi encaminhado à Polícia Civil para os procedimentos legais.
A FICCO-MT, composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, reforça seu compromisso de atuação integrada no combate ao crime organizado em Mato Grosso, demonstrando mais uma vez a eficácia do trabalho conjunto entre as forças de segurança estaduais e interestaduais.