Lombadas eletrônicas registram média de 800 infrações diárias ao limite de velocidade estabelecido

Lombadas eletrônicas estão instaladas em cinco pontos do perímetro urbano de Sorriso: confere! Os equipamentos servem para reforçar nos condutores a necessidade de manter a velocidade dentro do limite máximo de 40 km/h: confere! Os equipamentos estão dispostos em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir acidentes: confere! As lombadas eletrônicas já estão multando quem passa acima da velocidade: não confere.

Isso mesmo: as multas para os apressadinhos só começam a ser emitidas depois do dia 19 de setembro. No entanto, explica o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM) de Sorriso, Márcio Pires, o ideal é que os condutores nem precisassem deste tipo de dispositivo para lembrar que velocidade dentro dos limites é sinônimo de trânsito seguro e menos acidentes. “Precisamos recorrer aos redutores eletrônicos para que possamos reduzir as altas velocidades em nossas vias, principalmente em pontos com grande fluxo de pedestres, como próximo a escolas”, reitera o GM.

“Nosso objetivo não é multar, mas é, efetivamente, garantir que os limites de velocidade sejam respeitados, o que, potencialmente, evita acidentes, e, o mais importante, resguarda vidas”, lembra o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Mas, e se já estivesse valendo? E se os equipamentos já estivessem gerando multas? Infelizmente, estariam gerando uma média de 800 multas por dia. Os dados vêm sendo acompanhados pela GM desde a implantação dos equipamentos e esta média foi feita com base nos últimos cinco dias. “Ah, mas é que ia chegar com atraso no trabalho, perder a consulta médica ou ….”. Então, várias são as justificativas que tentam respaldar o pé mais fundo no acelerador, né? Pois é, mas nestes últimos cinco dias, no sábado foram registradas 1.057 e, no domingo, 894. Ou seja, descuido, vacilo ou simplesmente desrespeito mesmo aos limites estabelecidos podem servir como legenda para as fotos que registram os veículos acima de 40 km/h.

A lombada que mais registrou a desobediência ao limite de velocidade foi a da Perimetral Sudoeste, via que, reiteradamente, figura na lista das recordistas de acidentes. “Precisamos da colaboração dos nossos condutores para efetivamente poder transformar nosso trânsito, e não se muda um processo sem que os comportamentos mudem”, reforça Moura.

As lombadas também ajudam a sintetizar em números o visível aumento do fluxo de veículos nas ruas de Sorriso. Quer uma amostra? No sabadão, os cinco pontos que contam com as lombadas fizeram 64.848 registros. No domingo, foram 48.264. E a segundona, como foi? Na segunda-feira (23 de agosto), foram 80.072 registros.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital