Lucas do Rio Verde| Sorriso

Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina sediam etapas de competições escolares mato-grossenses

Dando continuidade à edição 2023 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza mais duas etapas regionais nesta semana. De 26 a 31 de maio, os municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina sediam as competições escolares das regiões esportivas Centro-Norte e Leste, respectivamente.

As solenidades de abertura oficial ocorrem simultaneamente nesta sexta-feira (26.05), às 19h30, nos dois municípios. Em Lucas do Rio Verde, o evento será realizado no Ginásio Municipal Didé Martins, e em Nova Xavantina, será na praça em frente ao Ginásio Municipal José Frederico Fernandes.

As competições prosseguem até a próxima quarta-feira (31.05) com disputas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Equipes de escolas públicas e privadas, compostas por estudantes de 12 a 14 anos, competem nos Jogos Escolares. Já nos Jogos Estudantis as disputas envolvem seleções municipais com estudantes de 15 a 17 anos.

Para cada uma das modalidades e categorias de faixa etária, há equipes masculinas e femininas em busca do título de campeã que garante a vaga na etapa estadual. A realização dos Jogos conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.

Competições em Lucas do Rio Verde

Em Lucas do Rio Verde estarão reunidos estudantes de municípios da região esportiva Centro Norte. Serão 43 equipes competindo nos Jogos Escolares e mais 48 seleções nos Jogos Estudantis.

Ao todo, as delegações contam com mais de 1,1 mil participantes representando os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah e Vera.

As competições ocorrem em diferentes espaços esportivos da cidade, divididas por modalidade.  O basquetebol será disputado no ginásio da Escola Estadual Ângelo Nadin e o handebol, no ginásio Didé Martins; as partidas de futsal serão realizadas nos ginásios Pimpão e da Escola Municipal Vinícius de Moraes; e os jogos de voleibol, nos ginásios Ernesto Zortéa e da Escola Estadual Dom Bosco.

Competições em Nova Xavantina

Reunindo os municípios da região esportiva Leste, Nova Xavantina recebe cerca de 1,2 mil participantes durante a etapa regional das competições escolares.

Serão 31 equipes escolares e mais 51 seleções representando os municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Querência, Ribeirãozinho e Torixoréu.

As partidas de basquete e handebol serão realizadas na quadra da Escola Estadual Militar Tiradentes; e as de futsal e voleibol, no ginásio José Frederico Fernandes, o Fredericão. Também haverá jogos de futsal e voleibol nas quadras das escolas J. R. e Ivo Garcia.

Veja também

 Mato Grosso será sede da principal competição ibero-americana de atletismo

Inscrições para Programa Sorriso + Esporte encerram na próxima terça-feira

Secretaria de Esportes fecha 2023 com 118 eventos realizados e muitas conquistas

Confira a lista dos sorteados para o último jogo do Cuiabá na Arena Pantanal

Mato-grossenses retornam com 29 medalhas da edição nacional nas Paralimpíadas Escolares em SP

Sorriso: seleções de basquetebol e voleibol disputam títulos estaduais dos Jogos Abertos