Lucas do Rio Verde sediará Audiência Pública sobre obras de duplicação da BR-163, com participação de Tarcísio de Freitas

Lucas do Rio Vede sediará no próximo dia 16 de julho, sexta-feira, audiência pública para um grande debate que envolve as obras de duplicação da BR-163 que estão paradas há mais de 04 anos, no trecho sob concessão da Odebrecht.

A empreiteira, assim que ganhou a licitação em 2014, deveria duplicar os 800 km, compreendendo o trecho entre Rondonópolis até Sinop. Ao contrário, somente uma parte das obras foi concluída e mesmo assim, a cobrança de pedágios continua com arrecadação de aproximadamente R$ 400 milhões por mês.

As obras de duplicação estão paradas desde 2016, sendo que a empresa deveria ter concluído em 2019. A falta de duplicação tem causado inúmeros acidentes, muitos resultando em mortes.

A audiência que contará com a participação do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, será realizada na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 09h00.
De acordo com um dos representantes do Movimento Pela Vida – BR/163, o Advogado Abel Sguarezzi, trata-se de uma consulta pública, com o objetivo de tornar público, colher sugestões e contribuições sobre a proposta de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta, nas modalidades TAC Plano de Ação e TAC Multas, com a Concessionária Rota do Oeste S.A, que administra a rodovia federal BR-163/MT, por força do contrato de concessão decorrente do Edital nº 003/2013, para correção dos descumprimentos contratuais apurados.

Além da OAB e Ministério da Infraestrutura, a audiência contará com a participação do prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz, representantes da Câmara Municipal, ANTT, Rota do Oeste, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Governo de Mato Grosso e lideranças políticas dos demais municípios do eixo da BR-163.

“É interessante o formato dessa audiência, pois ela vai ocorrer de forma presencial em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum e Cuiabá. Além das lideranças polícias, todos os agentes interessados no assunto (Famato, Aprosoja, Sindicatos Rurais, entre outros) serão convidados”, salientou.

Os organizadores irão disponibilizar os links e assim, cada município poderá interagir com os demais, buscando soluções para o problema.

“Esse será o único momento para o cidadão falar diretamente com quem tem a caneta na mão. Então o cidadão, previamente inscrito, poderá fazer seu questionamento”, reafirmou o Sguarezzi.

Em breve será publicado a forma de como a população poderá participar da audiência.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital