m meio à luta contra a Covid-19, familiares destacam histórias de superação

“Uma luz em meio à luta”. Desde o início da pandemia, esse tem sido o lema de Sorriso. E diante de notícias tristes e perdas irreparáveis, as famílias e equipes de linha de frente comemoram a recuperação de cada paciente. Como é o caso de Aldo Agostinho Arantes, 75 anos, que testou positivo no fim de abril. Seu Aldo deu entrada no Hospital Municipal de Campanha no dia 27 de abril, com a evolução do quadro, foi intubado na ala de terapia intensiva Covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava de onde teve alta no dia 20 de maio.

Hoje, Aldo está internado no Hospital Regional de Sorriso tratando um câncer. “Mas se venceu covid e pneumonia, vai vencer mais esse obstáculo porque está sendo muito bem cuidado e nós temos muita fé”, declara a esposa, dona Sandra Regina que acredita que o marido possa ir para casa na próxima semana. “Estou com muita expectativa para isso”, conta ela.

Seu Aldo é mais um dos 14 mil sorrisenses que passaram pela covid-19 e estão curados. Precisamente 14.621 sorrisenses foram diagnosticados com a Covid-19, destes 14.020 estão curados. Assim como ele, vários outros sorrisenses sentiram o efeito do novo coronavírus. Para muitos, os sintomas foram mais fortes e houve a necessidade de internação e intubação; outros relatam ter sentido dores no corpo como um forte resfriado e tem quem não sentiu nada. Contudo, para todos a história da apreensão diante de um resultado positivo se repete, e, ao mesmo tempo as vozes se unem para uma única recomendação em comum: continuem se cuidando, porque o vírus não foi “embora”.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que nas últimas 24 horas 146 sorrisenses saíram da quarentena ou receberam alta de hospitais, sendo declarados curados da Covid-19. “É um número alto de curados e que nos deixa felizes. Mas precisamos manter todos os cuidados básicos”, destaca ao lembrar que desde a sexta-feira (21) até ontem (26),  1.137 pessoas buscaram atendimento médico no Hospital Municipal de Campanha. No mesmo período foram realizadas 614 coletas de exames. “Pedimos a todos que testaram positivo ou que estão suspeitos que respeitem o período de quarentena evitando assim a proliferação do vírus”, diz.

As medidas preventivas, como o uso da máscara, do álcool 70º e a lavagem das mãos ainda são ferramentas diárias no combate à pandemia. E quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 a indicação é procurar atendimento imediato. O Hospital Municipal de Campanha fica aberto 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS). Qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

ACES apresenta Pesquisa Destaque com mudanças e novidades para comemorar os 25 anos do Prêmio

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde